Muito se questiona sobre o crescimento dos grandes centros urbanos, o aumento na quantidade de prédios e edificações de grande porte e o impacto disso para o meio ambiente. O que mais se discute é como isso tudo afeta diretamente o clima do planeta e colabora para o aquecimento global. Uma coisa é certa: os telhados geralmente escuros e concretados dos edifícios absorvem a luminosidade do sol e elevam a temperatura interna de seus ambientes. E espaços mais quentes demandam mais uso de energia para resfria-los, seja com ventiladores ou ar-condicionado, certo?
Como fazer então para salvar o planeta desse caos térmico arquitetônico?
A primeira solução apontada por muitos foi a criação dos chamados “telhados verdes”. A ideia é simples: utilizar o espaço do telhado para fazer um pequeno jardim. Assim, além de fazer um espaço bacana na cobertura do prédio, ainda estaríamos contribuindo para o aumento da produção de oxigênio e consequente redução da quantidade de gases tóxicos em nossa atmosfera. A ideia é ótima, mas infelizmente requer um investimento um pouco alto, além de constantes manutenções, coisa que poucos administradores de condomínios querem ter que se preocupar.
Então não tem como salvar o planeta?
Tem sim! Uma outra saída bem mais barata é também muito mais simples. Basta pintar seu telhado de branco! Isso mesmo, pintar o telhado de branco diminui – e muito! – o impacto da luz solar na temperatura dos ambientes. Segundo a ONG White Roof Project (ou Projeto Telhado Branco, em português), o simples ato de pintar um telhado de branco pode reduzir entre 40% à 70% a temperatura nos ambientes, com capacidade de reduzir também em até 96% os raios UV, e refletir mais 80% os raios solares, no qual pode gerar uma economia de energia elétrica em torno de 30% nas edificações.
Parece muita coisa, certo? E é! Imagina reduzir sua conta de luz em 30%? E diminuir a sensação de calor pela metade no prédio onde você mora ou trabalha? Parece um sonho impossível, certo? Mas não é, basta se conscientizar e tomar a simples medida de pintar o telhado de branco. Mas mais do que reduzir o consumo de energia, a atitude também acaba reduzindo a emissão de gases poluentes e das grandes ilhas de calor típicas dos grandes centros urbanos, ocasionadas pelo ar extremamente aquecido dessas regiões.
Em Nova York, pintar o telhado de branco já é uma lei, mas várias outras cidades têm aderido ao movimento. E olhando assim as fotos aéreas, até que fica bonitinho tudo branquinho, não acham? Passa uma sensação de cidade mais limpa e ainda ajuda a salvar o planeta. Vamos todos tomar essa iniciativa?
Fotos: Reprodução