Após selecionar 25 pesquisadores entre os mais de quatro mil inscritos, a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará irá instalar amanhã (terça-feira, 2302) o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência. A solenidade de lançamento será comandada pelo presidente Zezinho Albuquerque (Pros) e contará com as presenças da vice-governadora Izolda Cela e do chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Ceará, Rui Aguiar.
O Comitê, que vai investigar as razões que levaram jovens cearenses a ser assassinados ou cometer homicídios, suas trajetórias de vida e a ambiência afetiva dos seus entornos familiares e sociais, é presidido pelo deputado estadual Ivo Gomes (Pros) e tem como relator o deputado Renato Roseno (Psol).
Dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) mostram que embora os índices de homicídios tenham caído nos últimos meses no estado, o Ceará ainda apresenta uma das maiores taxas de mortes violentas de jovens do País. Entre as capitais, Fortaleza lidera o ranking das mortes de adolescentes entre 10 e 19 anos.
Após a instalação do Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, 11 audiências territoriais serão feitas em Fortaleza, Caucaia, Maracanaú, Juazeiro do Norte, Sobral, Russas, Quixeramobim e Crato, sendo quatro na capital. Os bairros visitados em Fortaleza serão: Vicente Pizón, Barra do Ceará, Bom Jardim e Messejana.
Será criado também um grupo focal para pesquisar a situação das famílias daqueles que mataram e hoje prestam medidas socioeducativas. Atualmente, 165 jovens estão apreendidos por terem cometido homicídio no estado.
De acordo com Ivo Gomes, ao final da pesquisa o Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência irá propor ações concretas para que esse fenômeno seja evitado.
Também sob a presidência do deputado Ivo Gomes, a Assembleia Legislativa instalou um comitê semelhante, em 2004, para o enfrentamento do analfabetismo escolar. Os resultados apresentados pelo grupo à época serviram de base para o Programa de Erradicação do Analfabetismo Escolar, posteriormente transformado em Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), que se transformou em política nacional.
Fotos: Reprodução.