A profissão de mototaxista foi regulamentada em 2009, mas foi somente em 2010 que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu resoluções com o objetivo de melhorar a segurança desses profissionais em todas ruas do País. Entre os requisitos estabelecidos pelo órgão, além da obrigatoriedade do uso de capacete, está o uso de colete.
Atenta a segurança dos profissionais de seu município, a Prefeitura de Sobral está finalizando o processo para aquisição de 750 coletes para os mototaxistas cadastrados. A ideia é entregar o equipamento aos 734 profissionais já cadastrados e deixar os 16 restantes na reserva, para atender a eventuais extravios.
Fabricados em tecidos dublados e altamente resistentes, os coletes obedecem às especificações do Instituto Nacional de Metrologia Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e têm previsão de durabilidade de dois anos.
De acordo com o secretário de Conservação e Serviços Públicos de Sobral, Jorge Trindade, devido a necessidade dos mototaxistas e a vontade do prefeito Veveu em atender esta reivindicação deles, a Prefeitura de Sobral se esforçou para que a entrega dos coletes acontecesse ainda no início deste ano.
“Hoje recebemos a empresa vencedora com a amostra dos coletes, que começará a confecção deles imediatamente. A entrega começará a ser feita já no próximo mês. Até o início de maio já teremos entregado todos os coletes”, afirmou.
É importante lembrar que qualquer pessoa que anda de moto é considerada motoboy. Com os coletes, além de ser possível distinguir o motoboy do mototaxista, será proporcionado uma maior segurança aos usuários desses serviços – que também poderão identificar facilmente os profissionais através de um número de identificação impresso em cada colete.
Vale lembrar, que os mototaxistas cadastrados pela Prefeitura de Sobral, além de terem habilitação categoria A, recebem cursos específicos do Denatran, tudo para dar maior segurança aos passageiros.
Fotos: Reprodução.