Ser acordada pelo choro do bebê várias vezes durante a noite é uma situação muito familiar às mães nos primeiros meses após o parto. Uma noite de sono ininterrupta, “normal”, é o supra sumo da tranquilidade a que pais e mães de crianças pequenas poderiam aspirar.
Mas por que o sono do bebê não costuma ser regular e ele acorda tanto durante a noite? Especialistas revelam que embora não pareça, na verdade, isso é uma coisa boa!
Ora, os bebês acordam porque é justamente o que eles devem fazer! É simplesmente natural acordar, até mesmo porque é isso que acontece com a maioria das pessoas, despertamos durante a noite pelos mais diversos motivos… Assim também durante o sono do bebê.
Fazendo uma comparação com outros animais, os bebês humanos nascem em uma fase mais precoce de seu desenvolvimento. Eles já conseguem andar e comer, enquanto nós não. Por causa disso, deve-se manter o bebê tranquilo enquanto seus sistemas cerebrais ainda estão em crescimento. Muitos desses sistemas ainda não estabeleceram limites e parâmetros. Ele espera receber o cuidado adequado, como se estivesse ainda no útero. Isso é chamado de ninho ou nicho evoluído de desenvolvimento.
Os descanso dos pais pode estar sendo sacrificado, mas fiquem sabendo que o fato dos bebês acordarem tanto durante a noite, geralmente está associado a altos níveis de inteligência e uma melhor saúde mental.
De acordo com Peter Fleming, professor de saúde infantil e psicologia do desenvolvimento na Universidade de Bristol, há uma relação no sono do bebê com os “níveis muito altos de conquistas intelectuais e de desenvolvimento, e não dormir à noite toda”.
Já Darcia F. Narvaez, professora de psicologia da Universidade de Notre Dame, afirma que crianças que ficam mais perto dos pais e cujas necessidades são atendidas mais prontamente possuem “maior empatia e autocontrole, uma consciência maior, e um estudo demonstrou que elas têm mais habilidades cognitivas e menos tendência à depressão.”
Portanto, a partir de hoje encare as vezes em que o seu bebê acordar durante a noite como algo construtivo para ele e não apenas como um grande sacrifício para você.
Fotos: Reprodução.