Não faz muito tempo que todo mundo estava cantarolando por aí “Don’t stop, make it pop, Dj, blow my speakers up… Tonight, Imma fight… Till we see the sunlight… Tik-Tok, on the clock but the party don’t stop, no…” Os versos de “Tik Tok” estouraram nas rádios e nas baladas ao redor do mundo e a responsável pelo fenômeno foi a cantora Kesha. Amada por uns, criticada pelo seu jeito expressivo de ser por outros, o fato é que a cantora parecia crescer e crescer na carreira a cada dia mais.
Até que de repente, ela sumiu das rádios. Desde 2012 não ouvimos mais nada de novo da cantora. E recentemente ela voltou aos holofotes devido a um processo que está correndo dela contra seu produtor, Dr. Luke. E a coisa está feia para o lado da cantora.
[youtube width=”850″ height=”520″]https://www.youtube.com/watch?v=iP6XpLQM2Cs[/youtube]
Tudo começou quando, no final de 2014, Kesha resolveu entrar na justiça contra Dr. Luke, empresário responsável por gerenciar a carreira dela. Ele também era o responsável por toda a divulgação da cantora, que também processou a Sony e a gravadora Kemosabe Records, que detém o monopólio de toda a produção dela. Ou seja, nada do que ela tenha cantado ou produzido na vida pertence à Kesha.
Kesha alega que sofreu abusos físicos e sexuais por parte de Dr. Luke, e que não quer mais trabalhar com ele. Também, pudera, certo? Entretanto, desde que começou o processo, Kesha está sem trabalhar, pois por questões contratuais com Dr. Luke e a Sony, ela está impedida de trabalhar com qualquer outro produtor. Que situação difícil! E para piorar, saiu na semana passada o primeiro parecer da justiça norte-americana, e ele não foi favorável À cantora. Segundo o texto, não haveria provas suficientes contra o produtor, e a juíza declarou que Kesha teria que cumprir seu contrato até o final e gravar mais seis álbuns com Dr. Luke.
A triste situação de Kesha
Como a cantora está há tanto tempo sem poder trabalhar, a situação financeira dela acabou ficando bem complicada. A cantora está praticamente falida, e a situação dela acabou mobilizando muita gente, entre fãs, anônimos e famosos. Aí começou outra “treta”, agora entre Demi Lovato e Taylor Swift.
Demi postou em sua conta no Twitter uma mensagem dizendo “Eu também estou pronta para que as auto-declaradas feministas comecem a falar e tomar ações pelos direitos das mulheres”. Muita gente achou que isso era uma indireta para Taylor Swift (que deu declarações feministas poucos dias antes, no Grammy Awards). Logo em seguida, Taylor fez uma singela doação para Kesha no valor de 250 mil dólares, aproximadamente um milhão de reais, sob a alegação de querer ajudar a coleguinha durante esse momento de crise financeira.
Bem, adivinhem quem não ficou calada? Demi Lovato! Apesar de nunca ter citado diretamente o nome de Taylor Swift, a cantora postou mais uma vez em suas redes sociais frases que muitos interpretaram como novas indiretas a Taylor. A cantora postou “Leve algo para o Congresso ou se manifeste sobre o assunto de verdade e aí sim eu vou ficar impressionada”. Logo os fãs de Taylor caíram em cima, dizendo que Lovato estava querendo aproveitar a situação de Kesha para atrair atenção para si mesmo. E em vez de ajudar, estava era piorando.
Tretas à parte, mais famosos se uniram em uma verdadeira corrente de apoio à Kesha. As cantoras Lady Gaga, Lilly Allen e Lorde encabeçam a lista. A atriz Lena Dunhan, do seriado “Girls”, grande ativista do feminismo também declarou total apoio à situação de Kesha.
Além delas, alguns produtores musicais também se ofereceram para trabalhar com a cantora. Jack Antonoff, marido de Lena Dunhan e produtor de cantoras como Sia e a própria Taylor, foi o primeiro a se oferecer a gravar músicas com ela, e até mesmo “vazá-las” na internet pela cantora. O DJ e produtor Zedd também está na lista dos que se ofereceram para trabalhar com Kesha.
O lado de Dr. Luke
Enquanto rola toda essa polêmica entre Kesha e Dr. Luke, o produtor também decidiu usar as redes sociais para expor seu lado da situação. Pelo Twitter, o produtor afirmou categoricamente que nunca estuprou ou abusou sexual ou psicologicamente de Kesha, e que na verdade, todo esse processo da cantora era uma armação. “Eu não estuprei a Kesha e eu nunca nem fiz sexo com ela. Nós fomos amigos por anos, ela é como uma irmã mais nova para mim”, declarou o produtor.
Segundo Dr. Luke, o que Kesha quer, na verdade, é extorquir o produtor e a gravadora, renegociando o contrato em valores bem maiores do que os acordados anteriormente. O produtor também postou uma declaração de seu advogado:
“Na sexta, a Suprema Corte de Nova Iorque descobriu que Kesha já é ‘livre’ para gravar e lançar música sem trabalhar com Dr. Luke como produtor se não quiser. Qualquer acusação de que ela não seja ‘livre’ é um mito. A clara decisão tomada pela Corte da sexta ao negar a moção de Kesha para uma liminar deixou claro que as alegações de Kesha de abuso não são convincentes, e que ela não tem base para quebrar contratos e direitos autorais. Dr. Luke e sua empresa investiram no sucesso de Kesha através de suas contribuições, a Sony Music já gastou mais de 11 milhões de dólares provendo Kesha, e tanto a Sony Music quanto o selo Kemosabe estão comprometidos a continuar promovendo seu trabalho.
Mais significantemente, a Corte também declarou inúmeras vezes que suas vagas acusações de abuso falharam em obter fatos, e não há provas, seja de médicos ou qualquer outro, para apoiá-las.
Como já dito, Kesha nunca denunciou nenhum abuso ou estupro para qualquer autoridade da lei, nem para a Sony Music, e já declarou sob juramento em outro caso, acompanhada por sua equipe de advogados, que nunca aconteceu. O objetivo de Kesha e seu conselho nesse tempo todo tem sido obter um contrato mais lucrativo através de uma campanha vergonhosa de acusações desmedidas que eles jamais poderão sustentar em um tribunal.
Como Dr. Luke já disse repetidamente, as acusações contra ele são mentiras deslavadas, promovidas para extorquir uma renegociação de contrato e mais dinheiro. Kesha e seu time, arrogantemente, fizeram Dr. Luke e sua família passarem por uma humilhação no Twitter, usando uma campanha viciosa para arruinar sua reputação para lucro financeiro, enquanto falharam ao sustentar suas acusações. Kesha, até hoje, nunca provou suas acusações neste caso – mesmo tendo a oportunidade em seu depoimento juramentado. Nem tampouco ofereceu uma explicação credível do por que assinaria um segundo contrato, gravaria dois álbuns e um EP e assinaria um contrato de publicidade com Dr. Luke se foi abusada sexualmente. Logo ficará claro que os supostos incidentes nunca aconteceram”
Gente, que babado pesado… Na verdade, que situação complicada toda essa a da Kesha. Agora que explicamos tudo o que aconteceu até aqui, vamos continuar de olho no caso da cantora e qualquer novidade, claro que vamos vir correndo contar para vocês. Boa sorte para Kesha!
Fotos e vídeo: Reprodução