Até o final do ano, o Sine-IDT do Ceará (Sistema Nacional de Empregos e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho) irá intermediar cerca de três mil vagas de empregos temporários na indústria, comércio e serviços. As contratações temporárias deverão atender a demanda de vendas de fim de ano, que já começaram. Além dessas vagas ainda existem muitas oportunidades para primeiro emprego, principalmente no comércio.
Abílio do Carmo, que é presidente da Associação dos Lojistas de Shopping Centers do Ceará (Alshop), entidade que repetirá parceria com o Sine-IDT, informa que só os 23 shoppings do estado, associados à Alshop, contratarão cerca de 2.800 pessoas. Ele também informa que os contratos terão prazo de 90 dias, podendo ser prorrogados, com todos os direitos trabalhistas assegurados. Os contratados receberão de acordo com o piso da categoria.
O coordenador do Sine-IDT, Antenor Tenório, ressalta que é um bom momento para quem está buscando emprego e que 15% (em média) dos trabalhadores temporários são efetivados após o término do contrato. Ele também informou que de setembro para cá a demanda de trabalhadores passada pelo Sine-IDT foi de cerca de 1.500 pessoas, das quais 30% foram contratadas imediatamente pela indústria. “Acreditamos que essa demanda vai dobrar” disse o coordenador.
A previsão para o Brasil é de que sejam criadas 150 mil vagas para suprir a necessidade do comércio, com as vendas de fim de ano. Para o Nordeste, serão ofertadas quase 29 mil oportunidades. Os currículos podem ser entregues na unidade do Sine-IDT do Centro, onde há psicólogas para orientar e selecionar os candidatos (gratuitamente), e nas associações de lojistas nos shopping centers.
Unidade do Sine-IDT
Av. Duque de Caxias, 1150 – Centro
Horário de Atendimento: 8h às 15h30min.
Mais informações: www.sineidt.org.br
Foto: Reprodução.