Tem muita gente ansiosa pelo início das Olimpíadas 2016 – ou mais comumente Rio 2016. Para começar a sentir um pouquinho da emoção do que será o grande evento multe esportivo, realizado no segundo semestre deste ano, a partir da próxima quinta-feira (3) o mundo se unirá em uma só corrente que guiará o espírito olímpico por todo o Brasil.
Isso porque a tocha das Olimpíadas será acesa em cerimônia que acontece em Olímpia, na Grécia, e seguirá durante 95 dias por 329 cidades – incluindo 12 municípios cearenses – até entrar no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, durante a abertura dos Jogos.
Vinda do Rio Grande do Norte, o símbolo olímpico chegará em Aracati no dia sete de junho. No primeiro dia em solo cearense passará ainda por Aquiraz e Fortaleza, onde haverá uma grande festa.
Após deixar a Capital e seguir por Caucaia, Itapajé, Irauçuba e Forquilha, o mesmo acontecerá em Sobral no dia oito de junho, durante o encerramento do segundo dia de revezamento. As últimas cidades a acompanhar a passagem da tocha, que seguirá em direção ao Piauí, serão Massapê, Granja, Camocim e Barroquinha, em nove de junho.
Dentre os critérios de escolha das cidades para o traçado do percurso estão a logística e também os pontos turísticos.
Para o secretário do Esporte, Jeová Mota, a inédita passagem do revezamento pelo Ceará servirá como uma grande vitrine para o estado. “Nesses três dias teremos a oportunidade de nos mostrar como somos. Um povo alegre, receptivo e agraciado por morar em um lugar com cenários deslumbrantes, além de poder mostrar para o mundo um pouco da nossa cultura e da nossa história”.
O revezamento da tocha tem sua origem entre os gregos, que mandavam mensageiros pelas cidade-estado anunciando um período de trégua para possibilitar a viagem de atletas e público até as competições Olímpicas. Daí o simbolismo de paz e integração dos povos levado pela tocha.
Fotos: Reprodução.