Demandas para população com HIV/Aids são aprovadas pela Prefeitura de Fortaleza

Acontece|Fortaleza|Política

Mesmo com os avanços da medicina nas últimas décadas a vida com certeza ainda é difícil para uma pessoa com HIV/Aids. Apoio, compreensão e informações que desmistifiquem preconceitos estão entre as medidas que politicas públicas de todo o País tomam, visando assegurar a qualidade de vida dos portadores e conter o alastramento da doença.

Em Fortaleza, na última quarta-feira (02), o prefeito Roberto Cláudio aprovou quatro novas demandas para a população com HIV/Aids da capital. A reunião ocorreu no Paço Municipal e contou com a participação da secretária Municipal de Saúde, Socorro Martins, da gerente da Célula de HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Fabiana Sales, além de representantes da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids do Ceará (RNP/CE) e do Fórum da Aids (Grupo de Resistência Asa Branca e Associação dos Voluntários do Hospital São José).

Entre as demandas mais aguardadas estava a aprovação do aumento de cartões do Bilhete Único carregados, que agora são 420. Com isso, as pessoas que vivem com o vírus poderão ter acesso gratuito aos ônibus. Segundo o prefeito Roberto Cláudio, será enviada a Câmara Municipal uma proposta para que essa solicitação dos portadores de HIV seja transformada em lei.

HIVAids 1

Uma nova sede para as atividades da RNP/CE foi aprovada pelo Roberto Cláudio. Além disso, também ficou garantida a mudança do Centro de Especialidades Médicas José de Alencar (Cemja) para a antiga sede da AMC, com atendimento específico para a população com HIV/Aids e a inclusão do Serviço de Atenção Especializada (SAE) nas novas policlínicas.

Durante a reunião também foi garantido o cadastro de 117 dos portadores de HIV/Aids mais vulneráveis no sorteio de cinco mil casas do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que ocorrerá na primeira quinzena de maio.

Fortaleza tem mais de dez mil casos de pessoas vivendo com HIV/AidS no município. Nesse contexto os maiores infectados são os jovens, na faixa etária de 24 a 34 anos.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter