Muita gente que sofre de insônia se acostuma com as consequências do distúrbio como cansaço, sonolência excessiva, irritabilidade, alteração do estado de ânimo e da motivação e dor de cabeça, tendendo a acreditar que nunca terá uma boa qualidade de sono. A verdade é que esse mal atinge cerca de 40% dos brasileiros e as causas podem estar associadas à herança genética, depressão, estresse e/ou fatores afetivos.
Pelo visto está difícil relaxar e dormir bem. E por mais que o uso de medicamentos hipnóticos, que provocam e prolongam o sono, sejam bastante receitados a melhor solução não é usar remédios de farmácia para dormir. Vencer a insônia sem remédios é possível e a solução está na natureza. Conheça uma técnica da tradicional medicina chinesa e coloque a insônia para dormir.
Antes de conhecer a técnica é preciso entender que o sono não é diferente do exercício ou de outros estados da vida. Para ter uma boa noite de sono é necessário toda uma preparação, com ambiente adequado e a mente livre de preocupações. Portanto, evite esses hábitos:
– Horários variáveis de deitar e levantar;
– Uso rotineiro de produtos contendo álcool, tabaco ou cafeína antes de deitar;
– Exercícios próximos da hora de deitar;
– Envolver-se em atividades excitantes ou emocionalmente perturbadoras muito próximo da hora de deitar;
– Uso frequente da cama para atividades, como assistir televisão, ler, estudar, comer;
– Dormir em cama desconfortável, colchão de má qualidade, cobertas inadequadas, etc;
– Permitir que o quarto de dormir seja excessivamente iluminado, abafado, desordenado, quente, frio ou que, de alguma forma, não convide ao sono;
– Desempenhar atividades que exijam alto nível de concentração imediatamente antes de deitar;
– Permitir que ocorram na cama atividades mentais, como pensar, planejar, relembrar.
Agora aprenda a tradicional preparação desta milenar medicina. Você verá que ela é tão eficiente que logo depois de bebê-la você deve ir para a cama, pois o sono chegará muito rápido e com força total. Veja como fazer e tomar:
INGREDIENTES:
– 1 colher (sopa) de alfazema ou lavanda;
– 1 colher (sopa) de camomila;
– 1 colher (sopa) de valeriana;
– 1 xícara de água;
– 1 pedaço de casca fresca de tangerina.
MODO DE PREPARO:
As ervas utilizadas nesta receita devem estar secas. A casca de tangerina, porém, precisa estar fresca. É muito importante que ela esteja fresca para a receita funcionar. Use, se possível, casca de tangerina orgânica. Se não conseguir, veja o que fazer para, no mínimo, diminuir a quantidade de agrotóxicos. Ferva a água e acrescentar as ervas e o pedaço de casca fresco. Espere 15 minutos, coe e tome.
Fotos: Reprodução.