Mais uma vez a problemática do lixo na capital cearense é foco de debates e discórdias na Câmara Municipal de Fortaleza. Em pronunciamento pelo tempo da Liderança da Oposição, na sessão ordinária da última terça-feira (15), o vereador Ronivaldo Maia (PT) abordou a situação afirmando que o aumento de pontos de lixo nas esquinas, calçadas e canteiros centrais de Fortaleza está relacionado à diminuição do repasse de recursos da prefeitura a empresas de limpeza urbana.
Já o vereador Evaldo Lima (PCdoB), presidente da Casa, destacou a atuação do prefeito Roberto Cláudio na implementação da Política de Gestão dos Resíduos Sólidos, principalmente no referente a questão dos grandes geradores. Na ocasião, o parlamentar direcionou seu pronunciamento aos vereadores Ronivaldo Maia (PT) e Adail Júnior (PROS), reafirmando o compromisso e o empenho do Poder Executivo na fiscalização das empresas em relação à problemática do lixo.
Para Evaldo Lima, a política do atual prefeito de Fortaleza gerou descontentamento entre os empresários, que não tinham uma fiscalização tão presente no descarte correto dos resíduos. “É importante que a cidade de Fortaleza continue avançando na política de resíduos sólidos”, afirmou dando destaque ao trabalho que a gestão vem fazendo com o programa de educação ambiental, por meio do projeto “Maior Limpeza”, apontou o parlamentar.
Enquanto Ronivaldo criticou a redução no repasse de recursos para a área da limpeza pública, afirmando que o prefeito Roberto Cláudio reduziu o investimento na limpeza em pleno aumento do surto de doenças como zika, dengue e da virose da mosca, o vereador do Partido Comunista do Brasil, Evaldo Lima, disse considerar o projeto Maior Limpeza um ótimo incentivo ao descarte correto dos resíduos gerados pela população.
Assim novamente foi finalizada a plenária: Com cobranças de uma maior fiscalização e pedidos de respostas do Executivo para a problemática do lixo em Fortaleza.
Fotos: Reprodução.