TRE-CE prorroga prazo de recadastramento biométrico

Acontece|Atualidades|Ceará

Algumas pessoas que deixaram para realizar o recadastramento biométrico de última hora terá uma nova oportunidade para fugir das filas. Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará prorrogou até o dia 31 de março o prazo para eleitores em 25 dos 46 municípios que realizam a revisão eleitoral.

De acordo com o TRE-CE, a prorrogação do prazo ocorre nos municípios de Amontada, Aratuba, Barbalha, Baturité, Bela Cruz, Brejo Santo, Capistrano, Cariré, Farias Brito, Frecheirinha, Granjeiro, Groaíras, Horizonte, Itaitinga, Itapiúna, Itarema, Maracanaú, Miraíma, Mulungu, Nova Olinda, Paraipaba, Porteiras, Santana do Cariri, Tianguá e Várzea Alegre.

O Tribunal Regional ressalta que o prazo final do recadastramento biométrico obrigatório de eleitores nos 21 municípios restantes será mantido para hoje. São eles: Altaneira, Banabuiú, Caridade, Caririaçu, Cariús, Crato, Irauçuba, Itapagé, Itapipoca, Jardim, Jati, Jucás, Marco, Meruoca, Missão Velha, Ocara, Paramoti, Penaforte, Quixeré, Tejuçuoca e Viçosa do Ceará. O atendimento acontece das 8 às 17 horas. O eleitor que não comparecer no prazo estabelecido terá o título cancelado.

recadastramento biométrico 2

Em Fortaleza a biometria não é obrigatória e o prazo para regularização do título só termina no dia quatro de maio, data do fechamento do Cadastro Eleitoral, em todo o País, como determina o Calendário Eleitoral do TSE.

O adiamento nos 25 municípios citados ocorreu devido à “impossibilidade em atender  um percentual razoável do eleitorado”, considerando que ainda havia muitos eleitores a serem cadastrados em pouco prazo, previsto inicialmente para acabar nesta sexta.

O cadastramento biométrico é realizado para dar maior segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Durante os trabalhos, são capturadas as impressões digitais dos dedos das mãos do eleitor, colhida sua assinatura e tirada uma foto. Esse momento é importante também para atualizar os dados cadastrais (endereço, telefone para contato, etc).

Visando o conforto dos eleitores que comparecem a uma unidade da Justiça Eleitoral, foi criado o Sistema de Agendamento, por meio do qual o eleitor pode marcar a data e a hora do seu recadastramento biométrico. Para utilizá-lo basta acessar diretamente o sistema de agendamento no site do TRE.

 

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter