Criado em 2001, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é um instrumento destinado a incentivar o desenvolvimento econômico dos pequenos negócios, identificando, avaliando, valorizando e disseminando as ações realizadas pelos municípios e que geraram impacto positivo para o empreendedorismo local.
Na tarde da sexta-feira (18) foi divulgado o resultado da última edição do projeto e pela quarta vez Tauá integra a lista dos municípios premiados pelo Sebrae, no Ceará. Com três conquistas, uma em nível nacional, a prefeita de Tauá, Patrícia Aguiar, é uma das maiores ganhadoras dessa premiação.
Na etapa 2015/2016 do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, o município sede da Região dos Inhamuns ficou em primeiro lugar na categoria “Desburocratização e formalização”, com o programa “Rotas do saber”, nas áreas de educação e empreendedorismo.
Sobre o programa:
O Programa Rotas do Saber extinguiu o “pau de arara”do transporte escolar, conforme determina o Código de Trânsito Brasileiro. De acordo com a prefeita do município, os alunos agora são transportados com qualidade e segurança, pois cem por cento dos veículos que trabalham no transporte escolar são adaptados para transportar os alunos da rede municipal de ensino adequadamente.
Através do Programa Empreendedor Individual, do Sebrae, foi incentivada a abertura de várias empresas de prestação de serviços gerando trabalho e renda para os tauaenses, o que também trouxe impactos na economia do município.
Ao todo, vinte e quatro prefeituras cearenses concorreram nesta edição da premiação em oito categorias. Agora os vencedores estaduais vão concorrer à premiação nacional em 12 categorias, inclusive a de “Melhor Projeto Nacional”, um prêmio para o melhor projeto de cada região e prêmios por cada categoria. Além disso, eles passam a integrar a Rede de Prefeitos Empreendedores e seus respectivos projetos vencedores serão disponibilizados para consulta no site do Prêmio e no Portal do Desenvolvimento Local.
Os demais ganhadores do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor foram os municípios de Fortaleza, Itapajé, Milhã, Camocim, Quixeramobim e Maranguape.
Fotos: Reprodução.