Dieta Detox não é indicada para todos

Comportamento|Estilo de Vida|Saúde

O excesso de alimentos industrializados ricos em açúcar, gordura, sódio e corantes favorecem o acúmulo de toxinas no organismo, o que afeta, principalmente, o processo digestivo. Esses alimentos podem ocasionar sintomas como: náuseas, estufamento do estomago, digestão lenta, irritação, fadiga extrema, sono, entre outros sintomas.

Para se livrar dessas toxinas, que fazem mal ao organismo, muitas pessoas vêm aderindo as famosas dietas desintoxicantes. No entanto, a nutricionista Patrícia Cruz explica que fazer este tipo de dieta não se resume somente em tomar o “suco detox” e que elas não são indicadas para o emagrecimento, além de ser contra indicada para crianças, adolescentes e gestantes.

A nutricionista revela que objetivo das dietas desintoxicantes é limpar do organismo, atuando principalmente no fígado e intestino. Por isso, elas são feitas através de muita água, sucos de frutas, verduras e legumes (preparados ao vapor de preferência), cereais integrais e carnes brancas (peixe, aves).

dietas desintoxicantes 2

De acordo com Patrícia Cruz, apesar de os líquidos ajudarem muito na eliminação de toxinas do organismo, as dietas desintoxicantes devem ser realizadas por um curto período de tempo. “Deve-se abordar outros requisitos na dieta, como reduzir o consumo de sal, carne vermelha, produtos industrializados, bebida alcoólica, excesso de açúcar e gordura. Optar por preparações mais saudáveis. Ah! E se o tabaco for presente, também deve ser suspenso”, comenta a especialista.

As dietas existem nas mais diferentes formas, prometendo rápidos efeitos e sem a perda de saúde. Com promessas de desintoxicação de forma rápida e perda de quilos também, a mais ouvida nos últimos tempos é a dieta detox. Entretanto, a grande dica da nutricionista é reparar mais no seu corpo: estufamentos frequentes, digestão muito lenta, cansaço extremo que não passa com uma boa noite de sono, trânsito intestinal irregular são bons sinais para procurar por hábitos alimentares mais saudáveis.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter