Prefeitura de Sobral, SAAE e moradores de distritos discutem ações de convivência com a estiagem

Acontece|Atualidades|Sobral

Sol forte e vegetação seca, o Ceará enfrenta o quinto ano consecutivo sem chuvas e a água é cada vez mais escassa, não sendo o suficiente para reduzir os problemas de estiagem registrados em algumas regiões do estado.

Por isso, desde a última segunda-feira (21), a Prefeitura de Sobral, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), está visitando diferentes localidades nos distritos do Município para ouvir os moradores e apresentar ações de convivência com a estiagem. A iniciativa faz parte do cronograma do SAAE na Semana da Água, que segue até quinta-feira (31).

Na oportunidade os moradores apontaram necessidades e discutiram sugestões para melhorar o fornecimento de água, dentre elas a criação de um calendário de abastecimento por ruas e quarteirões, em regiões serranas; viabilização do reservatório do São Francisco, no distrito de Jordão, e a criação de um comitê formado por moradores.

De acordo com ressaltou o presidente interino da Autarquia, Ilo Santiago, “o SAAE trabalha para melhor atender a todos os sobralenses, seja ele residente na sede ou nos distritos”. Ilo Também ressalta que a Prefeitura de Sobral tem investido na construção de adutoras, reservatórios, construção e ampliação das Estações de Tratamento de Água (ETA), entre outros. Tudo para dar à população, acesso à água potável.

Prefeitura de Sobral 2

Além do SAAE, também já estiveram presentes na iniciativa representantes da Cáritas Diocesana, que realizou um seminário com o objetivo ampliar o debate sobre a crise hídrica, buscando alternativas e estratégias para caminhos de valorização e gestão dos recursos hídricos.

Ao contrário do que muitos pensam, a seca não atinge toda região nordeste. Ela se concentra numa área conhecida como Polígono das Secas. Esta área envolve parte de oito estados nordestinos (Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe) e parte do norte de Minas Gerais. As principais causas do fenômeno são naturais.

A Semana da Água é uma realização da Prefeitura de Sobral, através da Secretaria de Urbanismo, Patrimônio Histórico e Meio Ambiente (Seurb) e da Autarquia Municipal de Meio Ambiente (AMMA).

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter