Já foram iniciadas as obras das arquibancadas do Estádio Castelão, em Fortaleza, e o Governo do Estado fez uma apresentação, ontem (6) pela manhã, de como será a nova cobertura do estádio. O secretário especial da Copa 2014, Ferrucio Feitosa, confirmou o compromisso de finalizar a obra até dezembro de 2012, entregando o Castelão pronto. Feitosa falou também sobre a esperança de o Ceará ser escolhido como uma das sedes da Copa das Confederações, no evento que ocorrerá no próximo dia 20, realizado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
A nova cobertura do estádio deverá proporcionar uma sensação térmica mais agradável aos torcedores, minimizar o impacto da vibração na estrutura de concreto e melhorar a qualidade das transmissões dos jogos pela TV, de acordo com o que foi informado pelo Governo do Estado. A Secopa (Secretaria Especial da Copa) afirma que o isolamento acústico também deverá ser aperfeiçoado com a nova estrutura.
O Grupo Martifer, empresa portuguesa que está à frente da transformação do Castelão, também foi responsável pelas obras do estádio Fonte Nova, em salvador, e já atua a seis anos no Brasil. “Já iniciamos os trabalhos com os detalhes e, como prevê o cronograma, a partir de janeiro, iniciamos o fabrico das estruturas metálicas”, informou o presidente da Martifer, Jorge Martins.
De acordo com Ferrucio Feitosa, a obra ganha destaque pela segurança e agilidade na montagem, já que não será necessária a construção de grandes estruturas de escoramento. “Na Arena Castelão, primamos pela segurança, conforto e pontualidade” disse o secretário.
Foto: Reprodução.