Unidade para tratamento de Gás Natural Renovável será inaugurada hoje, em Caucaia

Acontece|Atualidades|Ceará|Política

Adequando-se a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que propõe a prática de hábitos de consumo sustentável e contém instrumentos variados para propiciar o incentivo à reciclagem e à reutilização dos resíduos sólidos (reciclagem e reaproveitamento), bem como a destinação ambientalmente adequada dos dejetos, a Prefeitura de Fortaleza, o Governo do Estado do Ceará e a Ecofor Ambiental inauguram hoje uma unidade para captação e tratamento do biogás produzido no Aterro Sanitário Municipal Oeste de Caucaia (ASMOC) – a Gás Natural Renovável Fortaleza (GNR Fortaleza).

Geralmente, a geração de biogás inicia-se após a disposição dos resíduos sólidos, encontrando-se, registros de metano ainda nos primeiros três meses após a disposição, podendo continuar por um período de 20, 30 ou até mais anos depois do encerramento do aterro. O gás proveniente dos aterros contribui consideravelmente para o aumento das emissões globais de metano.

De acordo com dados da Prefeitura de Fortaleza, a Gás Natural Renovável Fortaleza vai possibilitar a retirada desse gás da superfície do Aterro. Embora no Brasil existam projetos de aproveitamento energético, como nos aterros Bandeirantes e São João, no município de São Paulo, que já produzem energia elétrica, a unidade para captação e tratamento do biogás em Caucaia será a segunda maior do País.

Com capacidade para a produção de 100.000 m³ de biometano, um combustível renovável compatível com as especificações do gás natural, usado para abastecer veículos, indústrias, comércio e residências, além da geração de energia, também será possível evitar que mais de 610 toneladas de CO² sejam lançadas na atmosfera anualmente, equivalentes à retirada diária de mais de 800 mil litros de diesel do setor de transportes.

Gás Natural Renovável  2

Isso contribui para minimizar a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo positivamente para as futuras gerações. Com a geração do gás natural renovável, os combustíveis fósseis são substituídos, reduzindo, dessa forma, passivos ambientais e atribuindo selo verde à matriz de tratamento.

A solenidade está prevista para logo mais, às 10 horas, no ASMOC.

Fotos: Reprodução. 

 

 

Inscreva-se na nossa newsletter