Na última segunda-feira (11) o Ministério da Saúde anunciou que o número de mortes por H1N1 subiu para 102, até o dia 2 de abril. Foram 31 mortes desde o boletim anterior divulgado pela pasta, referente aos casos até 26 de março. No estado do Ceará foram registradas duas mortes este ano.
Como tudo indica que houve uma antecipação da temporada de gripe no Brasil – o esperado seria ter o pico de casos no mês de julho, mas o País vem registrando casos desde o início do ano, as vacinas contra o vírus H1N1 já estão sendo enviadas para todos os estados e o Ceará começa a receber esta semana as primeiras unidades das vacinas. Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), no total, o Ministério da Saúde deve enviar 2.017.553 doses da vacina.
Diferentemente de São Paulo, que adiantou a campanha, o Ceará vai acompanhar o calendário nacional, que começa no dia 30 de abril e segue até 20 de maio. No estado, a campanha será unificada em todos os municípios.
A coordenadora de imunizações da Sesa, Ana Vilma Braga, afirma que a distribuição aos municípios deve começar quando o estado tiver recebido em torno de 30% do total aguardado do Ministério da Saúde. “Em São Paulo, já tem mais de 70 mortes, e nós não. Tivemos dois óbitos, mas foram isolados, no começo do ano, e não tivemos surto. A gente vai cumprir com a data oficial, seguindo todas as normas do programa de imunização nacional”, afirmou a coordenadora.
A planilha de distribuição ao municípios está sendo trabalhada, disse Ana Vilma, mas mais de dois milhões de seringas já foram adquiridas pelo estado. A coordenadora também frisou o pedido aos grupos prioritários para que procurem os postos quando a campanha começar no Ceará.
Até o momento, ao menos sete estados, mais o Distrito Federal, já anunciaram antecipação da vacinação contra o H1N1.
Fotos: Reprodução.