O mundo dos vlogueiros anda em polvorosa após o novo vídeo de Kéfera Buchmann ter sido acusada, juntamente com seu namorado, de racismo. Como a gente postou ontem aqui, tem gente reclamando que a paródia de “Work”, sucesso de Rihanna com participação especial de Drake, é machista e que Gusta Stocler, namorado de Kéfera, se utilizou de um recurso racista chamado blackface para fazer o papel do rapper.
Apesar de toda a polêmica em torno da tal paródia, o vídeo já ultrapassou a marca de um milhão de visualizações.
Para quem não sabe, blackface é simplesmente pintar o rosto com maquiagens escuras ou tinta preta para interpretar personagens negros. E no vídeo, o namorado de Kéfera aparecia caracterizado como Drake. Após a enxirrada de críticas e comentários acusando o casal de racismo, Gusta não se aguentou e postou um texto em seu perfil no Facebook se defendendo das acusações.
Na postagem intitulada “Hora do Textão”, o youtuber começou falando “Quero começar com uma pergunta, pra saber se todos aqui estão cientes: vocês já perceberam que eu não sou branco, né? Vocês devem ter percebido já que posto fotos e vídeos que minha pele é morena e que tenho traços indígenas em minha aparência. Ok, então podemos começar. Durante toda a minha vida foi alvo de preconceito. Fui chamado de macaco, neguinho e todos os outros termos racistas que vocês puderem imaginar.”
Logo em seguida ele vai falando das acusações de racismo recebidas por ele e Kéfera após a postagem da paródia e a tal acusação do uso de blackface. “O ponto é que essa é uma acusação falsa, feita por pessoas que só tem a intenção de machucar e replicada por pessoas que provavelmente sequer se preocuparam e ver a paródia. Eu não pintei meu rosto! Essa cor é a minha cor e tenho muito orgulho dela. A única caracterização que fiz foi por uma peruca e uma barba. O alvo de preconceito nessa história toda fui eu.”
E ainda fala mais, dizendo que apesar de todo o sucesso do vídeo, ele e a namorado ficaram muito tristes com essa repercussão negativa. Mas termina mandando recado a quem o acusou de blackface: “Enfim, essa tinta que falaram que passei na cara não vai sair, nasci dessa cor, reclamem com minha mãe!”
Confira o textão na íntegra:
E aí, o que acharam? Rolou ou não rolou blackface?
Fotos: Reprodução