Extravios, danos, retenção de mercadorias. Esses são apenas alguns dos problemas enfrentados, tanto por consumidores quanto por empreendedores, quanto o assunto é compras através da Internet. Visando saber se os empreendimentos são impactados por esses ou outros problemas, além de levantar informações sobre a satisfação com as empresas de logística utilizadas pelas lojas virtuais, o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está realizando uma pesquisa para conhecer mais de perto a realidade dos pequenos negócios do e-commerce em relação à logística das vendas on line.
De acordo com Ricardo Villela, gerente-adjunto de Comércio do Sebrae, a logística é um ponto fundamental para o comércio eletrônico. É justamente por isso que o órgão pretende apoiar os empresários e ajudá-los a encontrar soluções para problemas que dificultam o dia a dia de seus negócios e, consequentemente, atrapalham o faturamento e o lucro da empresa.
De acordo com dados o Procon, as principais queixas relacionadas a compra e venda de produtos através da Internet são a demora ou não entrega do produto e o recebimento do produto danificado ou com defeito. Apesar da diminuição de reclamações em relação ao ano passado, o órgão afirma que a incidência de queixas ainda é muito alta.
Já que o cliente pagou antecipadamente e confiou na entrega do produto essa relação não poderia ser quebrada, é isso que afirma Fátima Lemos, assessora técnica do Procon-SP, “Essa logística de distribuição é um elemento essencial para empresas de e-commerce”, diz.
Os consumidores e empresários que desejam participar da pesquisa podem responder um questionário online disponível no site do Sebrae (Aqui). É bastante simples e demanda apenas três minutos. O levantamento não identifica o respondente, portanto, a sua opinião será mantida em sigilo. A ideia é que a pesquisa seja finalizada e divulgada ainda no primeiro semestre.
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