Nota do Enade deve passar a contar para os universitários

Acontece|Brasil|Educação

O objetivo do Enade é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Apesar de ajudar nesta análise, a avaliação federal para concluintes do ensino superior atualmente não vale para o aluno, embora os estudantes sejam obrigados a fazer o exame.

Entretanto, o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular divulgou na última semana que o Ministério da Educação (MEC) estuda usar a nota dos estudantes. Em dezembro do ano passado, o MEC já havia informado que a nota dos estudantes seria utilizada como quesito de admissão em cursos de pós-graduação. Apesar de já anunciadas, as mudanças ainda não têm prazo para serem colocadas em prática.

De acordo com Marco Antonio de Oliveira, secretário de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, a pasta pretende qualificar a participação no exame. “Queremos tornar a participação obrigatória e que valha para o estudante”, disse, durante o Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular, em Pernambuco.

Uma das iniciativas em estudo é transformar, inicialmente, a nota do Enade em certificação dos cursos de ensino a distância. Mas como já foi dito anteriormente outras formas de validação da nota estão em estudo, como torná-la critério para ingresso na pós-graduação.

Enade 2

Ainda segundo Oliveira, o MEC pretende criar mecanismos de acompanhamento dos alunos já formados. Índices de evasão, por exemplo, podem ser agregadas na avaliação dos cursos instituição.

A nota dos alunos no Enade compõe 60% do Conceito Preliminar do Curso (CPC), indicador de qualidade que é usado para a regulação das instituições de ensino. Os outros 40% são avaliados pela composição do corpo docente e a estrutura oferecida.

Atualmente, a prova é feita todos os anos por um grupo de áreas do conhecimento que se repete a cada três anos. Concluintes de algumas áreas poderão fazer a prova online já a partir deste ano.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter