Compromisso com a erradicação do trabalho infantil é cobrado na Câmara

Acontece|Atualidades|Câmara Municipal de Fortaleza

Embora as políticas integradas de combate à pobreza, executadas pelo Governo Federal, continuem produzindo resultados notáveis, no Brasil o trabalho infantil ainda é mais comum do que se imagina. A maior parte desse problema está concentrada no Nordeste do País e atinge principalmente as crianças negras. Entretanto, não é preciso ir muito longe para encontrar essa situação, existem muitas crianças trabalhando nas cidades, vendendo doces em semáforos, realizando tarefas domésticas em troca de moradia e muitos outros casos.

Com o intuito de pedir o apoio dos pares e o compromisso do Executivo com a erradicação do trabalho infantil, o vereador Iraguassú Teixeira (PDT) foi à Tribuna da Câmara Municipal de Fortaleza, na terça-feira (03). De acordo com o parlamentar, apesar dos avanços e políticas públicas na área, dados do IBGE ainda são preocupantes.

Na ocasião o parlamentar lembrou que Fortaleza conta hoje com oito Conselhos Tutelares, e que apesar dos avanços, o ideal para atender a demanda da Capital seriam 26. Iraguassú ressaltou dados de pesquisa feita pelo IBGE, no período de 2013 e 2014, sobre o trabalho infantil. “Houve um aumento de 4,5% em nosso País no índice de crianças e adolescentes que trabalham. No Ceará, tivemos uma redução de 50% dos casos, deixando a posição no ranking de 2009, de 3° lugar para 20° lugar. E mesmo apesar dos avanços, ainda vivemos uma situação crítica pois cerca de 145 mil crianças e adolescentes trabalham no nosso estado.”, frisou.

trabalho infantil 2

Ano passado Fortaleza foi apontada como a cidade do estado do Ceará com o maior índice de trabalho infantil. No ranking geral, a capital subiu da 6ª posição para 5ª.

Iraguassú Teixeira frisou que existe uma lei de sua autoria, que proíbe no município de Fortaleza o funcionamento de estabelecimentos que utilizem mão de obra infantil ou adolescente, estando portanto em desconformidade com a Constituição. O vereador finalizou sua fala, cobrando dos pares e do Executivo um compromisso maior com a erradicação do trabalho infantil.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter