Arte em prol da conscientização no TJA! Na tarde da última sexta-feira, 06 de maio, o Fórum Cearense da Luta Antimanicomial, em parceria com o Theatro José de Alencar, realizou a abertura da exposição coletiva “Olhares Diversos na Luta Antimanicomial”. Com entrada gratuita, a exposição segue até 31/05, na Galeria Ramos Cotoco do Theatro.
Trazendo as obras de J W Crispim, J C Bandeira, Marina Rodrigues, Sandra Barros e José Edmar, “Olhares Diversos na Luta Antimanicomial” é uma exposição de pinturas e objetos de artistas que vivenciam o limite da existência. Tendo, portando, o sofrimento transmitido em matéria prima para a criação artística, gerando potência de vida.
Com curadoria de Raimundo Lima, a exposição tem, dessa forma, o objetivo de mostrar que as pessoas com transtorno mental são capazes de criar e produzir através da arte. “A arte tem esta capacidade de possibilitar uma maior autonomia psicossocial e na relação com as pessoas e o mundo”, como afirma o artista J W Crispim.
As obras vem, para o Fórum Cearense da Luta Antimanicomial, que é vinculado à Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial, como uma iniciativa de fortalecer a luta contra o preconceito, isolamento social, discriminação, segregação e do estigma para com as pessoas que passam por esse tipo de sofrimento.
A Luta Antimanicomial
O Movimento da Luta Antimanicomial nasceu no Encontro Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental, em 1987, em Baurú, com o lema “por uma sociedade sem manicômios”. Denunciava-se abusos e violação de direitos humanos sofridos pelos usuários da saúde mental dentro dos manicômios. Com isso, luta-se pelo fim desse tipo de tratamento e pela instalação de serviços alternativos.
Serviço:
Exposição Olhares Diversos na Luta Antimanicomial
Local: Galeria Ramos Cotoco – Anexo do Theatro José de Alencar
Data: De 6 a 31 de maio de 2016
Horário de Visitação: Terça a Sexta: 09 às 18h e Sábado e Domingo: 14 às 18h
Fotos: Reprodução