Assédio e mau comportamento no League of Legends é pesquisado pela Riot Games

Comportamento|Pesquisas|Tecnologia

Não existe fórmula mágica que resolva comportamento negativo em jogos online. Jogadores são um nicho diverso, cada um tem motivações diferentes e responde de maneira diversa a várias consequências. Recentemente a Riot Games, produtora do bem sucedido League of Legends, revelou que realiza frequentes pesquisas para mapear e analisar o comportamento de mais de 67 milhões de jogadores de LoL pelo mundo.

Com a ajuda de cientistas, a equipe pôde ter acesso a uma enorme quantidade de dados comportamentais, no intuito de investigar o que se conhece como griefing, prática de assédio e perseguição por parte de alguns jogadores em relação a outros. O estudo, liderado por Jeffrey Lin, designer de Social Systems da Riot Games, revelou dados surpreendentes. 

A pesquisa revelou que apenas 1% dos jogadores são consistentemente “tóxicos” e essa pequena parcela é responsável por 5% da “toxicidade” no League of Legends. Todo o restante do comportamento negativo é fruto de jogadores que estão em um dia ruim ou em um momento de frustração no jogo ou fora dele. “A maior parte do tempo, essas pessoas se comportam bem nas partidas, e resolvem atacar em raras ocasiões”, esclarece Jeffrey.

League of Legends 2

Segundo Marcio Orlandi, diretor de Produtos da Riot Games Brasil, promover o comportamento positivo tem sido uma prioridade para a empresa. Por isso a companhia mantém times de especialistas em comportamento dedicados especialmente a esse fim. “Atualmente, a Riot Games trabalha com modelos de inteligência artificial que são capazes de dar feedback a jogadores com comportamento negativo em cerca de 15 minutos após o final de uma partida. A empresa também busca ajudar os jogadores do League of Legends a reconhecer e valorizar o comportamento positivo e proativo, de modo que a própria comunidade se regule”, comenta Orlandi.

Vale lembrar que, além das iniciativas globais, a Riot Brasil também desenvolveu modelos de interação positiva entre jogadores, como o Detetive LoL, as Dicas de Comportamento e o Projeto GGWP, este último composto por quadrinhos e murais que dão destaque a jogadores especialmente positivos. A empresa também revelou que está testando um modelo de podcast para discutir temas de comportamento.

Fotos: Reprodução. 

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