Dragão do Mar recebe Mostra LGBT de Teatro

Arte|Cultura|Em Fortaleza|Teatro

Maio é o mês de combate a homofobia e o cenário cultural de Fortaleza está com programação especial sobre a diversidade de gênero. Durante as quartas-feiras desse mês, o Centro Dragão do Mar de Arte de Cultura vai receber a primeira edição da ObsCena Mostra LGBT de Teatro. A produção do evento é de Ari Areia e Tavares Neto, do Outro Grupo de Teatro, contando com apoio dos coletivos artísticos que se apresentam na programação e do Centro Cultural Dragão do Mar.

A ObsCena Mostra LGBT de Teatro é uma homenagem ao Festival de Cultura da Diversidade Sexual, For Rainbow, que acontece em outubro e em 2016 completa seus 10 anos de trajetória. O evento surgiu dá necessidade de falar sobre a luta contra o preconceito, onde a arte é uma plataforma potente e transformadora para alcançar esse objetivo. “É também pela afronta, saindo do armário, resistindo, que o movimento LGBT constrói sua afirmação”, afirma Tavares Neto, um dos produtores da mostra.

A Mostra tem produção do Outro Grupo de Teatro, que compõe programação junto com o Coletivo Artístico As Travestidas, o Grupo Teatro de Caretas e o coletivo Garotos de Propaganda. Essas são algumas das companhias sediadas em Fortaleza que têm abordado as questões sobre diversidade sexual e de gênero em seus espetáculos. Os ingressos serão vendidos a R$ 20 (inteira), R$ 10 (meia) e abaixo você confere a programação:

Mostra-LGBT-de-Teatro3
11/05
18h – Final de Tarde (Teatro de Caretas) Livre

Propõe uma experiência de atuação cênica baseada no detalhe da interpretação, onde proximidade e intimidade entre transeuntes e atores são os elementos centrais. propõe uma experiência de atuação cênica baseada no detalhe da interpretação, onde proximidade e intimidade entre transeuntes e atores são os elementos centrais. *Acesso Gratuito (Praça Almirante Saldanha)

20h – Putos (Coletivo Garotos de Propaganda)

Um espetáculo sobre Meninos que se expõem como produtos em prateleira, prontos pra serem consumidos. Uma relação intrínseca entre cena e platéia, juntas em um ambiente de revelações e constatações envoltas num frenesi de sensações. Através da pesquisa, experimentos, intervenções e interlocuções, discutem a partir da prostituição viril, a prostituição das relações humanas. Faixa etária: 18 anos

Mostra-LGBT-de-Teatro2
18/05
20h – Cabaré das Travestidas (As Travestidas)

Tem como princípio o transformismo, Talk Show, improviso e atualidades. Um espetáculo composto por interação com público, Músicas ao vivo e dublagens, recheado e humor e glamour. O projeto questiona o papel da arte transformista nas artes cênicas, sua saída dos guetos para palcos de teatro, lançando luz e valorizando essa expressão. Dublagem, humor, talk show e improviso em miscelânea de diversão e sensibilidade crítica. Faixa etária: 18 anos

25/05
20h – Comer Querer Ver (Outro Grupo)

Quatro histórias, dois atores, um banco e uma luminária. Uma comédia sobre a instabilidade das relações humanas, onde o público é jogado de um lado para o outro por um homem estático em seus minutos de elucubrações, é esmagado pelo peso de um casal na iminência do fim de relacionamento é surpreendido por entender o ‘não dizer nada com nada’ de um poeta apaixonado e, por fim, é despido peça por peça pela visão, a paixão e o tesão que ateiam fogo em qualquer um. Faixa etária: 16 anos

Mostra-LGBT-de-Teatro1

Gostou da programação? Mesmo que as questões de afirmação e visibilidade do movimento LGBT tenham apontado importantes avanços nas últimas décadas, ainda hoje há registros de casos de violência e preconceito. Por isso, a arte é um ótimo meio de conscientizar as pessoas e levantar assuntos tão importantes.

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter