Apesar de todas as evoluções e mudanças que ocorreram nas últimas décadas com relação à participação ativa da mulher no âmbito profissional e social, ser mãe nos dias de hoje ainda não é uma tarefa fácil. Conciliar vida pessoal e profissional talvez seja um dos maiores desafios da atualidade. Quando o assunto é a divisão entre a maternidade e o trabalho então, a correria toma conta do dia a dia e aquele sentimento de que se está fazendo tudo pela metade às vezes bate.
Foi pensando nisso (e com base na própria experiência) que a curitibana Valéria Porto decidiu criar o Mamaworking, provando que não é impossível fazer parte de um grupo de mulheres que tiram de letra a divisão entre maternidade e vida profissional.
A empreendedora conta que a ideia nasceu da dificuldade que tinha em criar os três filhos pequenos e trabalhar ao mesmo tempo. “Na verdade, o que eu buscava parecia impossível: trabalhar melhor e participar mais da vida das crianças. E eu sabia que outras mães passavam pela mesma situação, pelos mesmos problemas e desejos”, diz Valéria.
Mas o que é um Mamaworking?
Mamaworking é um coworking (escritório coletivo de trabalho) para as mães e um espaço de aprendizagem para seus filhos, sob o mesmo teto. Lá a mulher escolhe quantas horas e em quais dias gostaria de trabalhar produtivamente, enquanto os bebês e as crianças brincam e aprendem nas atividades orientadas por pessoas especializadas – pedagogas e arte-educadoras.
As mães podem trabalhar tranquilas no seu ambiente de coworking e, quando quiserem, com livre acesso aos filhos, poderão fazer intervalos para participar ativamente da vida deles. Dar papinha ou amamentar, brincar um pouco, passear na rua, trocar fraldas, sem stress e com mais dedicação.
O projeto foi inspirado na teoria do “attachment parenting” (ou criação com apego), desenvolvida pelo pediatra William Sears a partir da Teoria do Apego, de John Bowlby, que afirma que a criança busca proximidade com uma pessoa e se sente segura ao perceber sua presença, ressaltando a forte ligação emocional com os pais durante a infância.
E a proposta do Mamaworking é essa, juntar interação com fortalecimento de vínculos e o brincar criativo, itens considerados fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e afetivo da criança.
Fotos: Reprodução.