Este ano o Serviço Social completará 80 anos no Brasil e para celebrar esta marca significativa, a Câmara Municipal de Fortaleza realizou, na última sexta-feira (6), uma sessão solene para homenagear a história da profissão no País. O evento foi proposto pelo vereador Pedro Matos (PSDB) e aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.
Na ocasião, o parlamentar destacou que a noite era de legitimas homenagens a categoria. “Na história de oito décadas, o assistente social foi personagem de momentos inglórios, mas que não devemos lembrá-los nesta noite por ser festiva, mas também de momentos de superação. É uma honra ser o autor dessa proposição”.
Durante a solenidade foram entregues placas de homenagem a Míriam Porto Mota, ex-primeira dama do Estado, presidente da Associação de Serviço Social e do Projeto Asa Branca, além de vários outros projetos na área social.
Também foram homenageadas Fátima Catunda Rocha Moreira de Andrade, assistente social, ex-secretária de Estado do Trabalho e Ação Social, mestre em sociologia e professora da Uece, Maria Luíza Menezes Fontenele, assistente social, integrante do grupo Critica Radical, professora aposentada da UFC e ex-prefeita de Fortaleza, Jossuleide Cavalcante, assistente social, pós-graduada em direito, assistente do INSS, conselheira e presidente do Cress Ceará, Ermengarda Santana, assistente social, técnica participante elaboração do planejamento estratégico das cidades de Crato, Juazeiro, Missão Velha e ex-vice-prefeita da cidade de Barbalha.
A mesa foi composta pelas seguintes autoridades: ex-governador Gonzaga Mota, deputado federal Raimundo Gomes de Matos, presidente da Frente Parlamentar da Assistência Social, ex-prefeita Maria Luíza Fontenele, Cláudio Ricardo, secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do município de Fortaleza, Jossuleide Cavalcante, presidente do Conselho Regional do Serviço Social, Silvana de Matos, presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Fátima Catunda, ex-secretária de Assistência Social do Estado.
O Serviço Social no Brasil surgiu em 1936, com a criação da primeira escola que mais tarde se tornou a atual Faculdade de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo. Nestes 80 anos de Serviço Social no País, a categoria que, em seu DNA combativo, reflexivo e crítico, ajudou a construir lugares igualmente combativos, reflexivos e críticos está mais do que de parabéns.
Fotos: Reprodução.