Você já viu algum “ônibus verde” circulando pelas ruas da sua cidade? Provavelmente a resposta será não, mas isso pode mudar. Na cidade de Porto Alegre (RS) um ônibus mais sustentável e eficiente já está sendo testado, desde o dia 6 de outubro. Ele possui um motor híbrido, elétrico e a diesel, o que possibilita a redução de até 90% de emissão dos gases poluentes à atmosfera.
O modelo que está em circulação na capital gaúcha é o 7700, da Volvo, que além de causar menos impacto ao meio ambiente, ele consome menos combustível que o modelo tradicional. A nova tecnologia é chamada de “híbrida em paralelo”, pois permite que os motores funcionem de forma independente ou em conjunto, dependendo da necessidade. Do momento em que é dada a partida até o veículo atingir uma velocidade de 20 km/h, é usado o motor elétrico. Após atingir uma velocidade superior, o motor de combustão é ativado, e quando o ônibus está parado, o motor a diesel é desligado. Com esse processo é possível reduzir o consumo de combustível em até 35%.
O ônibus deve ficar em teste por mais alguns dias e será avaliado por técnicos da Carris (empresa pública de transporte coletivo de Porto Alegre). Sendo aprovado, poderá entrar nas licitações para a renovação da frota da cidade, como deve acontecer também em outras cidades como São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro.
Foto: Reprodução.