Foram aprovados incentivos fiscais para a produção de tablets no Brasil, através da isenção das taxas de PIS e COFINS, de acordo com publicação no Diário Oficial da União. A medida estimula a produção dos aparelhos dentro do território brasileiro, sem a necessidade de importação, o que diminui o preço destes em até 30%. A presidenta Dilma Roussef aprovou a medida na última terça-feira (11), incluindo os tablets no Programa de Inclusão Digital do governo.
A empresa chinesa Foxconn, que monta o iPad da Apple, aguardava a aprovação dos incentivos fiscais para começar a produzir os aparelhos no Brasil. Segundo o governo, as empresas Samsung, Motorola e ZTE também mostram interesse de fazer a produção de seus tablets no país. A Positivo Informática, que é hoje a maior fabricante de computadores do Brasil, já anunciou que irá entrar no segmento.
Com a inclusão dos tablets na “Lei do Bem”, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) cai de 15% para 3% e o PIS/COFINS cai de 9,25% para zero. Agora os brasileiros poderão adquirir produtos de qualidade por preços mais acessíveis, o que irá possibilitar um crescimento do número de pessoas possuidoras de tecnologia digital.
Foto: Reprodução.