O Movimento Maio Amarelo nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo. O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e fomentar o amplo debate das responsabilidades e avaliação dos riscos sobre o comportamento de cada cidadão dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
A Prefeitura de Fortaleza aderiu à campanha internacional e as ações deste ano, em prol de uma maior conscientização com foco na segurança viária, foram destacadas na Câmara Municipal de Fortaleza na manhã da quinta-feira (12). Na ocasião o vereador Evaldo Lima (PCdoB) destacou que as ações já iniciaram na última quarta-feira (11), com uma palestra na Empresa de Ônibus Vega, e continuarão ao longo deste mês pela Gerência de Educação da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) em vários pontos da cidade, visando a redução na estatística de acidentes.
Para a campanha deste ano, o Departamento Estadual de Trânsito Ceará (Detran-CE) elaborou atividades para celebrar o Movimento Maio Amarelo como blitz educativas, em diferentes bairros de Fortaleza, e a realização de cursos de formação de agentes de trânsito de órgãos municipais, de formação em libras, para servidores do próprio órgão, e de formação de educadores para o trânsito, para professores da rede pública do Estado. Nesta sexta, haverá blitz educativa na Praia do Futuro, na Capital.
Saiba mais
A escolha do mês para o Movimento Maio Amarelo se justifica porque foi em maio de 2011 que a Organização das Nações Unidas (ONU) decretou a década de ações para a segurança no trânsito, na qual governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito, que matam cerca de 1,3 milhão de pessoas por ano.
Fotos: Reprodução.