Levar informação sobre as opções de financiamento do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e de outras instituições financeiras para empreendedores, esse é o objetivo do Seminário de Crédito para micro e pequenas empresas do estado do Ceará.
Promovido pelo BNDES e Sebrae, a cada edição da iniciativa agentes financeiros — entre os quais se incluem bancos comerciais públicos e privados, bancos de desenvolvimento e agências de fomento — são convidados a participar de rodadas de crédito. Assim, os empresários presentes têm a oportunidade de negociar apoio financeiro diretamente com representantes das instituições participantes.
A prioridade é promover os seminários em pequenas e médias cidades, com mais de 30 mil habitantes, onde as informações e o acesso a esses meios de financiamento são menos conhecidos. Espera-se a participação de 50 empreendedores por evento, em média, os quais serão apresentados a produtos e serviços bancários como o Cartão BNDES, o BNDES Automático e o Progeren, todos voltados aos pequenos negócios e operacionalizados por agentes financeiros.
De acordo com o levantamento do Sebrae, são mais de 8,9 milhões de micro e pequenas empresas no Brasil. O último levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicou que os pequenos negócios representam 99% dos estabelecimentos formais do País.
Em Fortaleza, a primeira apresentação desse tipo aconteceu no último dia 03 de maio. Já está semana serão realizados eventos equivalentes nos municípios de Crateús (17/05), Iguatu (18/05) e Crato (19/05). Em novembro outras três cidades serão beneficiadas com seminários equivalentes: Itapajé, Horizonte e Pindoretama.
Os Seminários de Crédito são realizados nacionalmente desde 2014 e têm origem em experiência anterior de parceria entre o BNDES e as unidades do Sebrae na Região Sul. Em 2015, houve 203 desses eventos, para mais de 13 mil empreendedores. Neste ano, a meta é atingir 192 cidades com 202 seminários e ultrapassar a marca de 14 mil empreendedores atendidos.
Para maiores informações basta ligar para 0800 570 0800.
Fotos: Reprodução.