A influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Geralmente é caracterizada por febre, calafrios, tremores e dor de cabeça, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção dura cerca de uma semana e a vacinação é a intervenção mais importante na redução do impacto da gripe.
Para quem não aproveitou a campanha de vacinação contra a gripe ainda tem tempo. Apesar da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ter sido encerrada na última sexta-feira (20), os postos de saúde da Capital continuam vacinando, mas hoje é o último dia. Durante a campanha a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vacinou 82% do publico alvo, aplicando 396.855 doses.
A ação de vacinação contra a gripe teve como público-alvo crianças com idade entre seis meses e cinco anos, gestantes, idosos, mulheres com até 45 dias após o parto, pessoas com doenças crônicas e profissionais de saúde. Povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional também deveriam ser imunizados.
A cobertura entre o grupo prioritário ficou maior entre as puérperas, com 110,36%, seguido dos idosos, com 85%, enquanto que crianças (seis meses a menor de 5 anos) estão com 70% e gestantes com 62%%.
Lembrando que para quem ainda tomou a vacina pode encontrá-la disponível em todos os postos de saúde, no horário de 7 às 19 horas. A sala de imunização inicia os trabalhos às 7h30 e encerra às 18h30, tempo necessário para estabilizar a temperatura para aplicação e armazenamento.
A vacina que é aplicada na campanha de vacinação contra a gripe deste ano protege contra os vírus H1N1 e H3N2 e contra a Influenza B. A meta da Prefeitura de Fortaleza é vacinar 80% de cada público alvo, o que corresponde a população de aproximadamente 485 mil pessoas.
Fotos: Reprodução.