Hoje é o último dia para os produtores rurais de Sobral adquirir a vacina contra febre aftosa nas lojas credenciadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e cadastradas pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri). Há mais de 39 mil cabeças de gado no município e de acordo com a Secretaria da Agricultura e Pecuária (Adagri), muitos pecuaristas ainda não fizeram a imunização dos seus rebanhos.
Lembrando que o produtor que não realizar a vacinação no prazo estipulado terá que pagar uma multa de cerca de R$18 e a não vacinação do rebanho ou a omissão de um animal com o vírus são considerados crime federal. A campanha acontece todos os anos, nos meses de maio e novembro, com intuito de proteger os animais contra a doença.
Após aplicar a vacina no seu rebanho o produtor deve apresentar nos escritórios da Adagri, Ematerce ou Adagri duas cópias do cupom fiscal e a quantidade do seu rebanho. Além da multa, os pecuaristas que não vacinarem os seus rebanhos não poderão tirar documentos como a Guia de Trânsito Animal, que é necessária para a venda ou compra de animais.
Segundo a Prefeitura de Sobral, os produtores da região devem realizar a vacinação para que o município continue sendo “Zona Livre Internacional de Febre Aftosa com Vacinação”, com mais de 90% do rebanho vacinado.
A ação é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará e conta com o apoio da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) e da Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce). Mias informações (88) 3611-5835.
Veja abaixo os pontos em que a declaração que o rebanho está vacinado contra febre aftosa pode ser feita:
– Seagri (Rua Viriato de Medeiros, 1205, Centro)
– Adagri (Av. José Euclides Ferreira Gomes, S/N, Colina Boa Vista (Parque de exposições José Passos Dias)
– Ematerce (Av. José Euclides Ferreira Gomes, S/N, Colina Boa Vista (Parque de exposições José Passos Dias)
Fotos: Reprodução.