Nós, da equipe do Patio Hype, gostamos não só de dar dicas de receitas de comidas como também de falar e discutir sobre o assunto. E para quem não sabe, hoje (28) é o Dia Internacional do Hambúrguer, um dos pratos mais amados e consumidos mundialmente.
Se você pensa que essa é a única coisa que não sabia sobre o símbolo do Fas-Food está completamente enganado. Por exemplo, você sabia que os criadores do hambúrguer não foram os americanos? Não? Pois confira outras curiosidades sobre o hambúrguer que separamos para você:
Por que hambúrguer?
O nome do lanche tem origem no nome da cidade de Hamburgo, na Alemanha. A ideia de comer a carne moída, redonda e fina, misturada com cebola, ovos e outros ingredientes foi levada para os Estados Unidos pelos imigrantes do porto de Hamburgo.
O hambúrguer mais caro do mundo
O hambúrguer mais caro do mundo custa em torno de $5.000 dólares, aproximadamente R$14.500. O sanduíche é vendido pelo JuicysFoodsandOvationsFoodserv
Chegada no Brasil
O hambúrguer chegou ao Brasil na década de 50, com as primeiras lanchonetes, e faz sucesso até hoje.
O lanche é cheio de armadilhas
Está pensando que acabou nossa lista de curiosidades sobre o hambúrguer? Segundo a nutricionista Patrícia Cruz, por apresentar um teor de gordura e sódio elevado, as carnes escolhidas para confeccionar esse delicioso lanche geralmente são as mais ricas em gordura. Além disso, algumas receitas adicionam um percentual de gordura para deixar a carne mais suculenta no momento do preparo.
Hambúrguer não é pecado
Apesar do alto teor calórico com um teor maior de gordura, Patrícia Cruz recomenda o consumo do lanche. “Devemos consumi-lo em um uma frequência mais baixa. Mas em hipótese nenhuma é pecado se deliciar com esse lanche. Na hora de comprá-lo podemos pedir salada para acompanhá-lo. Se estamos cuidando do peso, podemos pedir sem muito recheio, por exemplo, sem maionese, com menos queijo.” A especialista também indica que ele deve apresentar proteínas, carboidratos e vegetais sempre que possível.
Hambúrguer é nutritivo
O pão é fonte de carboidrato, a carne mesmo sendo fonte de gordura, também é fonte de proteínas. A alface, tomate são fontes de fibras e vitaminas. Mas, a nutricionista reforça que mesmo o lanche apresentando bons nutrientes, é importante não esquecer que é uma preparação com uma densidade calórica alta. Por isso, não se pode exagerar.
Desde o modesto pão, carne e queijo, aos mais elaborados com bastante molho agridoce, molho barbecue, costela suína, alcatra, muçarela de búfala e diversos outros ingredientes, o hambúrguer está muito presente nas refeições das pessoas em todo o mundo.
E confessa para a gente agora que você conhece algumas curiosidades sobre o hambúrguer, quem não ama um hambúrguer?
Fotos: Reprodução.