Bandeira verde permanece em junho

Acontece|Atualidades|Ceará
Ótima notícia para os clientes da Companhia Energética do Ceará (COELCE): Durante o mês de junho, a bandeira tarifária nas contas de luz seguirá verde, conforme resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ou seja, não haverá acréscimo de valor para os consumidores. Este será o terceiro mês seguido em que não haverá cobrança extra nas tarifas.
Segundo a agência, as boas chuvas no início do ano, que recuperaram os reservatórios das hidrelétricas, a redução da oferta e a entrada de novas usinas em operação contribuíram para manter a bandeira verde. Quando a bandeira é amarela ou vermelha, há acréscimo nas contas dos consumidores para sinalizar um cenário de menor oferta de eletricidade.

O sistema de bandeiras tarifárias começou a valer em janeiro de 2015. O mecanismo foi criado para permitir a arrecadação imediata de recursos para cobrir gastos extras com o aumento do uso de eletricidade produzida pelas termelétricas.
De janeiro do ano passado a fevereiro deste ano, vigorou a bandeira vermelha, que sinaliza piores condições de geração de energia. Atualmente, a bandeira vermelha adiciona uma cobrança de R$3,00 ou R$4,50 a cada 100 kWh de consumo, dependendo do custo e da quantidade de térmicas ligadas.
bandeira tarifária 2
De acordo com a Aneel, a bandeira tarifária não é um custo extra na conta de luz, mas uma forma diferente de cobrar um valor que era incluído na conta de energia, sem acréscimo no reajuste tarifário anual das distribuidoras. Segundo a agência, a bandeira tarifária torna a conta de luz mais transparente e o consumidor tem a melhor informação para usar a energia elétrica de forma mais consciente.
Lembrando que a eliminação da cobrança extra em junho não significa que o sistema de bandeiras tarifárias será abolido. Se no futuro o governo necessitar ligar mais usinas térmicas novamente, a cobrança será retomada.
Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter