Cogumelos – Você precisa comê-los mais

Comportamento|Gastronomia|Receitas

O uso de cogumelos na gastronomia está em alta e eles já fazem parte da alimentação de muitas pessoas, especialmente das que não comem carne ou daquelas que tentam seguir ao máximo uma dieta saudável. Cercados de lendas e apreciados no mundo inteiro, esses fungos (sim, para quem não sabe, eles são fungos!)  podem ser consumidos diariamente e oferecem diversos benefícios à saúde – por estimular o sistema imunológico, os cogumelos são utilizados em tratamentos de câncer e até do HIV.

Entre os comestíveis (alguns são venenosos) mais populares, hoje, certamente estão o shitake e o shimeji, além do cogumelo Paris (champignon). Muito saborosos, os cogumelos podem ser utilizados em preparações frias ou quentes e são super versáteis. Confira as receitas que o No Pátio separou – algumas mais simples, outras mais elaboradas – e inclua esses alimentos deliciosos em cardápio!

◊ Risoto de cogumelos

Ingredientes:

– 1 talo de aipo

– 1 cebola

– 1 punhados de cogumelos selvagens (Jamie indica cogumelos porcini)

– Alecrim a gosto;

– 3 colheres (sopa) de azeite de oliva;

– 300g de arroz;

– 1 taça de vinho branco;

– 1 cubo de caldo de galinha;

– 2 colheres (sopa) de manteiga;

– 50g de queijo parmesão ralado na hora;

– 1 limão;

– Salsinha picada a gosto.

Modo de preparo:

[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=LFpHJKHo98Q[/youtube]

◊ Abóbora recheada com shimeji e mignon

Ingredientes:

– 4 mini abóboras;

– 200g de shimeji;

– 30g de manteiga;

– 2 colheres de sopa de catupiry;

– 300g de mignon cortado em cubos bem pequenos;

– 1/2 cebola picada;

– 100ml de creme de leite;

– 50ml de shoyu;

– Óleo vegetal.

Cogumelos 2

Modo de preparo:

Cozinhe as abóboras até ficarem tenras o suficiente para cavar o buraco, depois tire o miolo e reserve. Derreta a manteiga e cozinhe o shimeji nela por cerca de três minutos, adicione o catupiry, mexa bem e apague o fogo. Refogue a cebola em um pouco de óleo e doure o mignon (Azeite não combina muito com o shimeji, então, se não quiser usar óleo vegetal, use manteiga). Adicione então o shoyu fervendo por cerca de 10 minutos. Apague o fogo e adicione o creme de leite. Coloque dois colheres de mignon no fundo da moranga e cubra com o shimeji. Leve ao forno por cerca de 10 minutos.

◊ Massa ao Molho de Alho-Poró e Shimeji

Ingredientes:

– Massa de sua preferência cozida al dente

Para o molho:

– 1 dente de alho picado;

–  1/2 xícara de caldo de frango;

– 1/2 talo de alho-poró picado em rodelas;

– 1/2 bandeja de shimeji;

– 1/4 xícara de creme de leite fresco (se não tiver serve do tradicional;

– 3 colheres de sopa de parmesão ralado;

– Pimenta do reino a gosto (o queijo ralado já possui sal, mas se preferir acrescente mais a gosto);

– Azeite de oliva.

Cogumelos 3

Modo de Fazer:

Em uma panela, colocar o azeite e o alho poró por um tempo, até ele estar amolecido. Acrescente o alho e deixar dourar um pouco. Acrescentar o shimeji e o caldo de frango, queijo e creme de leite. Deixe cozinhar e temperar com pimenta do reino. Sirva por cima da massa e decore com pimenta rosa.

◊ Yakisoba de shitake e vegetais

Ingredientes:

– ½ pacote de sobá ou de macarrão para yakisoba;

– 200g de shitake;

– 5 talos de brócolis ninja picado em tamanho pequeno;

– 1 punhado de vagens picadas no tamanho de 3 cm

– 1 cenoura grande em fatias finas

– 3 folhas de acelga picadas em tamanho grande;

– ½ litro de caldo de legumes;

– 1 dente de alho picado;

– 35g de amido de milho;

– 80ml de molho de soja;

– 2 colheres de sopa de óleo de gergelim;

– sal;

– ½ colher de chá de açúcar.

cogumelos 4

Modo de preparo:

Cozinhe o macarrão al dente (aproximadamente seis minutos). Escorra. Em uma wok aqueça duas colheres de sopa de óleo e coloque o macarrão. Não mexa, apenas levante um pouco os cantos de vez em quando para ver se já está frito por baixo. Quando estiver crocante, mas antes de dourar, vire o macarrão todo com o auxílio de duas colheres. A esta altura deverá estar um pouco grudado. Reserve.

Se preferir fazer os legumes separados, é só fritar os legumes separadamente em um pouco de óleo e depois colocá-los de volta na panela para o preparo do molho.

Para o preparo mais prático, com todos os vegetais juntos na wok, comece aquecendo um pouco de óleo e adicione os brócolis e as vagens, mexendo de vez em quando, por cerca de cinco minutos. Adicione o alho, refogue por um minuto, coloque a cenoura. Frite por mais dois minutos e adicione o shitake, a acelga e o caldo de legumes. Assim que a acelga murchar, coloque o amido de milho dissolvido em um pouco de água e o shoyu com o açúcar. Misture um pouco até o molho engrossar com o amigo, adicione um pouco de óleo de gergelim e corrija o sal, se necessário. Coloque o macarrão frito no prato de servir e despeje o molho por cima. Sirva imediatamente.

cogumelos 5

Segundo antigas lendas irlandesas, pequenos seres imaginários chamados duendes costumavam aparecer nas florestas durante a noite para brincar e dançar com as fadas. O lugar escolhido pelos homenzinhos para suas festas era sempre os cogumelos. Dizia-se ainda que uma série de castigos desabaria sobre quem se atrevesse a desmanchar um cogumelo.

Verdade ou não, o que nos interessa de fato é saborear essas maravilhas e colocar em prática as receitas com cogumelos que o No Pátio preparou para você arrasar na cozinha.

Fotos e vídeo: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter