Com o tema “Municípios Brasileiros – Acreditamos, fazemos e temos propostas”, o XXXII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde vem reunindo, desde a quarta-feira (01), no Centro de Eventos do Ceará, milhares de trabalhadores do SUS, dentre eles secretários municipais de saúde de todo o País, profissionais da área, deputados, senadores e prefeitos.
O Congresso de 2016 tem como objetivo promover o encontro de ideias, troca de conhecimentos e proposições em prol do Sistema Único de Saúde. Dentre a programação estão oficinas, seminários, cursos e mesas que, a cada dia, discutem temas importantes acerca do SUS como atenção básica, financiamento, governança com poderes judiciário e legislativo, além de estratégias para o enfrentamento do vírus Zika e a epidemia de Microcefalia.
A Mostra “Brasil, aqui tem SUS” conta este ano com exposição de banners, apresentação oral e debate de todas as experiências selecionadas pelo edital. A Vila SUS traz um espaço livre para encontros e oferece serviços para solução de problemas do gestor municipal, com atendimento das diversas Secretarias do Ministério da Saúde.
O Congresso conta também, de forma integrada, com o XV Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará, trazendo importantes temas da saúde no estado como Planificação da Atenção Básica, as experiências no combate ao Aedes aegypti no Estado e os resultados dos Consórcios Públicos de Saúde, UPAS e Políticas sobre Drogas, além da mostra científica com mais de 80 trabalhos selecionados.
A entidade realizará ainda a entrega da Medalha Dower Cavalcante, em reconhecimento ao trabalho e às contribuições de pessoas ou entidades ao fortalecimento do SUS. Os participantes ainda poderão conferir “A Bodega do Ceará”, estande temático apresentando a saúde e cultura do Estado.
Até o momento estiveram presentes no evento o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, o presidente do CONASEMS, Mauro Junqueira, o presidente do COSEMS/CE, Josete Malheiro, o secretário estadual de saúde, Henrique Jorge Javi, e a secretária municipal de saúde de Fortaleza, Socorro Martins, dentre outras autoridades.
Fotos: Reprodução.