As programações de cinema simplesmente estão bombando em Fortaleza! Se você acompanha o No Pátio, já deve ter percebido que toda semana deixamos aqui muitas dicas para curtir o melhor da sétima arte. Então, óbvil que agora vem mais uma sugestão para incluir na sua agenda cultural! O Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, recebe até o próximo sábado (11/06), a Edição 2016 do Festival Varilux de Cinema Francês. Confira a programação do festival!
09/06 (quinta-feira)
13h – La vanité
David Miller decide dar fim a sua vida. Para isso, esse velho arquiteto doente, recorre a uma associação de suicídio assistido. Mas Espe, a atendente da clínica, não parece estar muito a par do procedimento, enquanto David Miller tenta de todo jeito convencer Tréplev, prostituto russo do quarto ao lado, a ser testemunha do seu último suspiro, como a lei exige na Suíça.
15h – Os cowboys
Alain é um dos pilares da comunidade onde vive. Ele dança com Kelly, sua filha de 16 anos, sob o olhar terno da esposa e do caçula Kid. Mas nesse dia, Kelly desaparece e a vida da família desmorona. Alain não vai desistir de procurá-la, perdendo o amor da família e tudo que possuía.
17h10 – Lolo, o filho da minha namorada
Violette deixa-se seduzir por Jean-René. René junta-se a ela em Paris, tentando se adaptar ao ambiente parisiense no qual ela vive. Mas não conta com a presença de Lolo, filhinho querido de Violette, disposto a tudo para destruir o casal e conservar seu lugar de favorito.
19h15 – Viva a França!
Em maio de 1940, as tropas alemãs estão prontas para invadir a França. Assustados com o progresso do inimigo, o povo de uma pequena vila decide desafiar as ordens do governo, fugir e desbravar rotas desconhecidas para se esconder da ameaça estrangeiras.
10/06 (sexta-feira)
13h – Um belo verão
Em 1971 a França está atravessando a época da liberação sexual e o ápice do feminismo. Neste contexto, Delphine abandona sua família no interior do país para descobrir a vida intensa em Paris. Chegando à capital, ela inicia uma história de amor.
15h – O novato
Benoit é maltratado pelo grupo de Charles, os garotos populares. Felizmente, há Johanna, uma linda sueca com quem Benoit faz amizade e se apaixona. Infelizmente, ela vai aos poucos se afastando de Benoit para integrar o grupo de Charles. Seguindo os conselhos do tio, Benoit organiza uma festa e convida toda sua turma. É a ocasião de ser tornar popular e reconquistar Johanna.
17h10 – Um amor à altura
Diane, é uma bela mulher com muitos senso de humor e personalidade forte. Advogada bem sucedida, está recém-separada de um casamento que já não a satisfazia, e agora está livre para buscar a felicidade e um novo amor.
19h15 – Marguerite
Marguerite é muito desafinada, mas isso nunca ninguém lhe disse. Seu marido e seus amigos mais próximos sempre mantiveram suas ilusões. Tudo se complica no dia em que Marguerite põe na cabeça que vai cantar diante de um público de verdade na Ópera Nacional de Paris.
11/06 (sábado)
13h – Abril e o mundo extraordinário
O mundo está radicalmente diferente daquele descrito e conhecido pela História. É nesse mundo estranho que a jovem, Abril, parte em busca de seus pais, cientistas desaparecidos, em companhia de Darwin, seu gato falante, e de Julius, jovem vigarista das ruas. Esse trio deverá enfrentar os perigos e os mistérios desse mundo extraordinário.
15h – Um doce refúgio
Michel é um artista gráfico que trabalha com seu irmão Remi, e sempre foi fascinado pela ideia de um dia pilotar um avião. Quando descobre que a engenharia de um caiaque é muito parecida com a de uma aeronave, compra um, sem que sua esposa saiba.
17h10 – Chocolate
A incrível trajetória do palhaço Chocolat, primeiro artista circense negro da França. O duo inédito formado com Footit, alcança um imenso sucesso popular na Paris da Belle época antes que a fama, o dinheiro fácil, o jogo e as discriminações desgastem a amizade da dupla e a carreira de Chocolat.
19h15 – Meu rei
Depois de um grave ferimento no joelho, Tony se muda para o sudoeste francês para realizar um longo tratamento capaz de ajudá-la a caminhar normalmente. Mas esta não é a sua maior dor: ela ainda amarga um relacionamento infeliz com Georgio, homem violento e possessivo.
Os ingressos para o Festival Varilux de Cinema Francês podem ser adquiridos nas bilheterias do Cineteatro São Luiz. Essa é uma ótima oportunidade para o público cearense conhecer 15 dos mais significativos filmes da nova safra da cinematográfica francesa!
Serviço:
Edição 2016 do Festival Varilux de Cinema Francês
Até o dia 11 de junho, no Cineteatro São Luiz
Mais informações: (85) 3231 9461
Fotos: Reprodução