Não faz tanto tempo assim e o Facebook obrigou todos os usuários que utilizam a rede em smartphones ou tablets a baixarem o aplicativo Messenger se quisessem continuar visualizando suas mensagens e utilizar o bate-papo. No começo muita gente reclamou, relutou, mas enfim, acabou aceitando a situação e tendo dois aplicativos ligados ao Facebook – o da rede em si e o de conversas – em seu smartphone.
Acontece que agora, muitos usuários estão recebendo uma nova notificação do Facebook. E a notícia não é nada agradável: eles vão ter que instalar um novo aplicativo ou podem ter suas fotos deletadas.
Há cerca de um ano, o Facebook lançou, sem fazer muito alarde, um novo recurso que permitia que os usuários compartilhassem imagens de forma privada com seus contatos ou mesmo, fizesse um back-up de suas fotos na rede. Algo parecido com o que serviços como o Google Fotos, o Yahoo Flickr ou o iCloud, da Apple já fazem.
Acontece que essa ferramenta virou um aplicativo chamado Moments, e os usuários da rede de Mark Zuckeberg vão ter, obrigatoriamente, que baixar a aplicação e sincronizar suas imagens nela até o próximo dia sete de julho. Caso contrário, todas as fotos que você tiver, independente de estarem compartilhadas com algum contato, em modo privado ou público, serão simplesmente deletadas.
Em um comunicado oficial, o Facebook deixou bem claro que não há outra opção: ou você instala o aplicativo ou você perderá suas fotos: “As fotos que você sincronizou de forma privada do seu telefone para o Facebook serão excluídas em breve. No começo do ano, elas foram movidas para o Moments, um novo aplicativo do Facebook. O aplicativo Moments permitirá que você organize e compartilhe de maneira particular as fotos de seu telefone, e baixe ou exclua fotos que você sincronizou no Facebook. Se você deseja manter essas fotos, baixe o Moments e faça logon antes do dia 7 de julho”.
Bacana, hein, senhor Zuckeberg… Só obriando os usuários a baixarem aplicativos e ocupando espaço em nossos smartphones, concordam?
Fotos: Reprodução