Está chegando a hora de conferir um os maiores festivais de dança do Brasil! Na próxima quinta-feira, 23/6, começa a XVI edição do Festival Internacional de Dança de Fortaleza e Itinerante do Ceará! A programação do Fendafor segue até o dia 3 de julho, reunindo 2.800 artistas cearenses, bailarinos, coreógrafos e maitres de dança de 13 estados brasileiros e de três países convidados (Argentina, Uruguai e Suíça). A abertura oficial do Fendafor 2016 será no dia 29, às 18h, nos Jardins de Burle Marx (Palco do Mercado da Dança) do Theatro José de Alencar.
Apesar de a abertura oficial, que terá homenageados com o Troféu Fendafor de Responsabilidade Cultural personalidades de destaque nas artes cênicas, as atividades do Festival já começam na quinta-feira, às 9h30min, com a Mostra Competitiva de Solos, Duos e Trios. A Mostra Competitiva oferecerá bolsas de estudo em escolas nacionais e internacionais, prêmios em dinheiro e passagens aéreas para o CBDD 2017 – Festival Internacional do Conselho Brasileiro de Dança, no Rio de Janeiro. O Festival Internacional de Goiânia também vai indicar bailarinos para a edição de 2017.
Desde a sua fundação o festival tem contribuído para a popularização da dança no Estado, unindo talentos e oportunidades. Durante os 10 dias do evento, o público vai ter a oportunidade de conferir espetáculos das diversas linguagens da dança, com apresentações diárias no palco principal do TJA, a partir das 15h. Além disso, o Festival vai promover ainda duas residências e 17 cursos, gratuitos, com 600 vagas, para bailarinos e artistas cearenses. Os cursos serão ministrados na Escola de Ballet Janne Ruth, na Vila das Artes, Cuca Jangurussu e em outras escolas parceiras do evento.
Entre os convidados deste ano, está o casal de primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Karen Mesquita. Sandro Fernandes, Alef Albert e Mel Oliveira, respectivamente bailarinos e solista do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, também fazem parte do festival, assim como Gizela Vaz, fundadora e diretora do Festival Internacional de Dança de Goiás e presidente do Conselho Brasileiro de Dança. Guivalde Almeida, maitre e diretor da Companhia Brasileira de Danças Clássicas de São Paulo, também está entre os convidados.
A programação completa já pode ser conferida no site oficial. As atividades ofertadas pelo festival para os bailarinos cearenses são gratuitas, permitindo a inclusão de um maior número de participantes em todas as modalidades. O Fendafor é uma realização da ONG Bailarinos de Cristo, Amor e Doações (BCAD), dirigida pela bailarina e coreógrafa Janne Ruth, e conta com o apoio da Secult.
Fotos: Reprodução