Fortaleza e Lisboa agora são cidades irmãs

Acontece|Fortaleza|Política

Quem está constantemente ligado nas redes sociais deve ter notado, nas últimas semanas, uma competição de piadas entre brasileiros e portugueses. A guerra de memes começou após a conta no Twitter “In Portugal We Don’t” ficar popular reproduzindo piadas sobre expressões da língua portuguesa. Até aí tudo bem, afinal, os brasileiros também vivem fazendo “graça” com os portugueses.

Entretanto, piadas do mesmo tipo já tinham feito sucesso por aqui no início do ano passado. Por isso, não demorou para algumas pessoas se indignarem, considerando as piadas feitas pelos lusitanos plágio, e dar início a uma verdadeira guerra de memes. Mas, ao que depender da Prefeitura de Fortaleza tudo se resumira a uma grande brincadeira e um acordo de irmandade prevalecerá. 

Isso porque a Prefeitura sancionou a lei que declara Fortaleza e Lisboa, capital de Portugal, como cidades irmãs. O acordo de irmandade tem como objetivo facilitar as relações culturais, econômicas, turísticas, políticas e comerciais entre as capitais.

Além do intercâmbio cultural, artístico e comercial, o trato prevê ainda o incentivo à integração das pessoas de ambas as cidades como forma de fortalecer o turismo entre elas e até a possibilidade de firmar parcerias com a iniciativa privada. O resultado desse acordo deve gerar benefícios mútuos nas áreas de geração de empregos, desenvolvimento econômico, educação, transporte, saúde e sustentabilidade.

Acordo de irmandade 2

De acordo com o secretário de Turismo de Fortaleza, Erick Vasconcelos, o acordo de irmandade será uma forma a mais de divulgar o destino e incrementar o turismo. “A gestão vem estreitando relações com vários países. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, tem realizado ações de divulgação e promoção de Fortaleza em viagens, feiras e congressos. Com a irmandade, teremos menos burocracia, o que viabilizará o fluxo de turistas entre as cidades. O fato de Fortaleza ser a capital brasileira geograficamente mais próxima da Europa contribui decisivamente também para buscarmos mais interação e comércio entre elas”, afirma.

Fortaleza já tem intercâmbio cultural, econômico e institucional com outras cidades, como Natal (Rio Grande do Norte), Miami e Racine (Estados Unidos), Praia, Sal e S. Felipe (Cabo Verde), Montese (Itália) e Ferreira do Alentejo (Portugal).

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter