Diversas matérias que o No Pátio já divulgou este ano, acerca dos setores que apesar da crise econômica do País, continuam crescendo e valem a pena investir, mostram que dados do Sebrae apontam que o setor de alimentação é uma excelente aposta para os empreendedores.
Pequenos e micro empresários do ramo de bares e restaurantes, food trucks, feiras gastronômicas e chefs de cozinha devem ficar atentos ao que ocorreu no encontro tecnológico que o Sebrae e o Sistema Firjan promovem, nos dias quatro e cinco de julho, no Centro do Rio de Janeiro.
O evento contou com uma programação especial para o setor de alimentação, tendo como objetivo estimular as empresas a manterem uma agenda contínua de implementação de ações de inovação e tecnologia para aumentar ainda mais suas suas chances de competitividade.
A ideia, segundo o gerente de Inovação do Sistema Firjan do Rio de Janeiro, Anderson Rossi, foi estimular a entrada de empreendedores nesse segmento e capacitar os que já estão no mercado. Entre as inovações no setor, o gerente destacou a união entre design e alimentação, para o desenvolvimento, por exemplo, de novas maneiras de levar comida ao trabalho. “Tudo isso é unir o design à alimentação e focar também no design de embalagens, como um diferencial para valorizar ainda mais o produto”, pontuou Anderson Rossi.
Entre os temas que foram abordados no evento merecem destaque:
– Planejando a experiência de alimentação para um novo perfil de consumo: design de serviços;
– Manufatura enxuta: uma abordagem sistêmica para combater os desperdícios no seu negócio – casos de sucesso de empresas;
– Tecnologias para a mudança de hábitos de consumo e as novas soluções de conveniência: aplicativos e e-commerce;
– Tendências mundiais sobre a segurança e a qualidade dos alimentos.
Além das palestras, o evento foi uma excelente oportunidade para empreendedores do setor de alimentação fazer parceria, conhecer fornecedores e até clientes em potencial.
Fotos: Reprodução.