“Em resumo, fugíamos. E na fuga nos encontrávamos. Queríamos ser salvos, mas não antes de nos destruirmos um pouco – E a quem mais fazíamos mal, senão a nós mesmos?” A frase faz parte do livro “Charada Azul“, do jovem escritor cearense Vinicius Ribeiro, de 26 anos.
Explorando temas polêmicos como a violência doméstica e urbana, o machismo, o preconceito racial e a segregação social, o romance fala sobre o amor de um filho que busca salvar sua mãe de um marido opressor e violento e também de um grupo de amigos que se aventuram nas noites soturnas do poeta Mário Gomes e de sua Fortaleza alencarina.
Sempre com um bloco de notas na bolsa para não perder nenhum insight ou frases soltas que pesca na rua, no trabalho, ou mesmo enquanto está lendo um livro, assistindo um filme ou vendo uma exposição, Vinicius também é autor do livro “Fúcsias e outros contos” – que inclusive lhe rendeu um prêmio em um concurso promovido pelo Governo do Estado do Ceará.
Questionado sobre o que é o processo de escrita para ele, o jovem escritor foi bastante enfático ao afirmar que para ele a escrita é algo bastante singular. “É como viver outras vidas, ver as coisas através de uma perspectiva mais ampla, como se tudo e todos se mostrassem exclusivamente para nós, ali, no seu pior e melhor”.
Nessa singularidade teve origem o livro “Charada Azul“, ou simplesmente “?”, um acumulo de ideias, experiências e histórias que, segundo Vinicius, foram vividas e ouvidas no decorrer de um ano muito intenso. “O livro está cheio de verdades, e sonhos, e histórias de pessoas comuns que ignoramos, mas que por muitas vezes estão mais próximas do que possamos imaginar”, relata o autor.
Todo o processo de produção do livro durou um ano e três meses, dos quais quatro meses o autor dedicou-se a pesquisar os temas propostos, fez entrevistas, leu muitos livros e utilizou de inúmeras outras fontes para embasar as problemáticas dos personagens.
E como quem escreve quer ser lido, Vinicius agora busca vencer as dificuldades financeiras e levantar aproximadamente R$7 mil para custear a impressão e demais gastos com a publicação do livro. A forma encontrada para alcançar esse objetivo não é novidade no mercado editorial e tem cativado cada vez mais escritores: o financiamento coletivo.
A campanha está em andamento no site Catarse e, como recompensa para quem ajudar a financiar o projeto desse artista independente, Vinicius doará alguns exemplares autografados.
Quer contribuir com o projeto de Vinicius Ribeiro, e ainda garantir seu exemplar do livro “Charada Azul“? Então contribua para a campanha acessando o site e clicando no botão verde “apoiar este projeto”.
[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=-ZnBpxIvBNE[/youtube]
Fotos: Reprodução.
Vídeo: Vinicius Ribeiro.