Durante o mês de férias o número de turistas que vêm ao Ceará aumenta consideravelmente. Para garantir a boa receptividade e que os direitos desses consumidores sejam respeitados, tanto os turistas que visitam o estado, quanto os próprios cearenses, até o final do mês de julho, o Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon Fortaleza) estará com unidades móveis nos principais pontos turísticos de Fortaleza.
A ação foi iniciada na última terça-feira (5) e será desenvolvida em postos instalados no Mercado dos Peixes, Aeroporto Internacional Pinto Martins, Praia do Futuro, Feirinha da Avenida Beira Mar, Ponte Metálica e Mercado Central.
De acordo com a diretora do Procon Fortaleza, Cláudia Santos, qualquer consumidor, seja de onde for a cidade de origem, pode abrir uma reclamação e acompanhar o andamento do processo ao retornar à sua cidade. Para isso, basta registrar uma reclamação na unidade móvel do órgão, tendo em mãos cópia de documentos que comprovem a transação comercial, como nota ou cupom fiscal, recibos, contratos, extratos ou faturas, bem como a cópia de documentação pessoal do consumidor.
“O Procon Fortaleza disponibiliza uma ferramenta chamada audiência virtual. Com isso, o consumidor turista poderá participar de audiência, mesmo que já tenha retornado à cidade onde mora”, esclarece Cláudia Santos.
Além de abrir processos de reclamação e oferecer orientação jurídica para o consumidor turista que necessitar de atendimento, nos locais que contarão com agências móveis do órgão, os consumidores também encontrarão material educativo sobre os direitos e normas do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Lembrando que o Procon é um serviço público, mantido pelo governo do estado, que tem como finalidade proteger, amparar e defender o consumidor de práticas comerciais enganosas ou que lhe tragam danos ou prejuízos.
Para conferir a lista de todos os locais e bairros visitados durante a ação Férias Legal clique aqui.
Fotos: Reprodução.