Boa notícia para quem esperava a liberação do edital do concurso da Polícia Militar (PM). Na noite da terça-feira, 12, o Governo do Estado do Ceará divulgou a publicação do certame no Diário Oficial do Estado. Com 4.200 vagas, sendo 3.990 para homens e 210 para mulheres, os aprovados no concurso público devem ser convocados até o fim de 2018.
Com o quantitativo, deve haver acréscimo de 26,08% ao efetivo atual da Polícia Militar do estado. O salário inicial é de R$3.134,58. As inscrições começam a partir do dia 22 de julho.
O concurso da Polícia Militar está dividido em três etapas. A primeira é a fase intelectual, com a aplicação de provas objetivas. A segunda fase inclui exames médico, biométrico, odontológico e toxicológico, e a terceira etapa do certame é o Curso de Formação Profissional, que inclui ainda avaliação psicológica, teste de capacidade física, investigação social e avaliação final do curso de formação profissional, sendo todas de caráter eliminatório.
A primeira etapa, que é a prova objetiva, está prevista para acontecer no dia 25 de setembro de 2016.
Inscrições
O valor da taxa de inscrição no concurso da Polícia Militar é R$100 e o período vai de 22 de julho a 22 de agosto deste ano. A inscrição deve ser feita pelo site do Instituto AOCP – instituição organizadora do certame. Será disponibilizado também um posto de inscrição presencial para os candidatos que não têm acesso à Internet, localizado na Rua Barão do Rio Branco, n°1071, sala 923 – Ed. Lobrás, das 8 às 12 horas e da 13 às 17 horas, de segunda a sexta.
Para concorrer o candidato deve ter concluído o ensino médio, cumprir os padrões de altura – 1m62cm (mínimo) para homens e 1m57cm (mínimo) para mulheres -, e possuir Carteira Nacional de Habilitação (no mínimo, na categoria “B”).
Após a aprovação, os candidatos serão alunos do Curso de Formação Profissional – que será realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP/CE) e terá uma carga horária de 1.020 horas/aula, presenciais em regime de dedicação exclusiva. No período de aulas o aluno-candidato receberá uma bolsa de custeio.
Fotos: Reprodução.