A década de 1970 foi determinante para a produção audiovisual no Brasil e no mundo. A partir deste período, a arte contemporânea se aproximou do campo do cinema e do vídeo e assim, artistas tiveram mais visibilidade. E foi inspirando-se nessa importância da arte visual que o Itaú Cultural e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, exibem a exposição Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural. Com 18 obras nacionais representativas de videoarte que perpassam os últimos 40 anos do gênero no Brasil, a mostra segue até o dia 28 de agosto, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural ocupa os dois principais salões do Museu de Arte Contemporânea, Dragão do Mar. No primeiro piso , há produções das décadas de 1970 e 1980, que resgatam a importância da produção pioneira de audiovisual, trazendo à tona a força inventiva de filmes e vídeos históricos do acervo. Já no piso superior, a exposição segue com obras mais atuais, como Planeta Fóssil, que é uma projeção de 2009, de Thiago Rocha Pitta, além das duas obras recém-adquiridas para a coleção de autoria de Paulo Bruscky, Registros (Meu Cérebro Desenha Assim) e Xeroperformance (Xerofilme).
Antes de Fortaleza, Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural passou por Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e no próprio instituto em São Paulo. Para cada uma destas cidades, o curador Roberto Cruz preparou um recorte diferente e o Ceará é o primeiro Estado fora de São Paulo a receber as novas obras da coleção. Dessa forma, os trabalhos da mostra compõem um recorte deste acervo do instituto e trazem a Fortaleza cinco obras recém adquiridas: a video-performance inédita Ordinário, realizado em 2013, por Berna Reale, mais dois trabalhos de Paulo Bruscky, um de Paulo França e mais um de Letícia Parente.
A Coleção Itaú Cultural de Filmes e Vídeos de Artistas começou a ser formada em maio de 2011, com o seminário Filme, Vídeos e Arte: Compartilhando Experiências. A iniciativa é inédita no Brasil onde não se tem notícia de outras instituições culturais que possuam esse tipo de coleção, que traz ao observador a força inventiva destas imagens.
Serviço:
Filmes e Vídeos de Artistas na Coleção Itaú Cultural
Em cartaz até dia 28 de agosto, no MAC-CE.
Visitação: de terça a sexta, das 9h às 19h (com acesso até as 18h30); e aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 21h (acesso até as 20h30).
Acesso Gratuito.
Fotos: Reprodução