Galileu Galilei no Teatro RioMar

Cultura|Em Fortaleza|Teatro

Depois do sucesso de “A alma boa de Setsuan”, vista por 220 mil pessoas em dois anos e meio em cartaz, a triz Denise Fraga mergulha em outra obra de Bertolt Brecht: “Galileu Galilei”. No ano em que o clássico dramaturgo alemão completa 60 anos de morte, pela primeira vez uma mulher interpreta o personagem central do espetáculo, que, após grande sucesso em São Paulo e outras 22 cidades, chega a Fortaleza em uma curtíssima temporada no Teatro RioMar.

Assistido por mais de 90 mil pessoas, a peça traz a história do cientista Galileu, interpretado por Denise, na fase em que passa a defender e propagar a ideia do Sol ser o centro do Universo, onde a Terra se move e gira em torno dele, enfrentando o posicionamento contrário da Igreja. Na Itália do século XVII, o apaixonado estudioso torna-se uma ameaça a quem não aceita os fatos e, logo, cai nas garras da Santa Inquisição. Perseguido, processado duas vezes e ameaçado de tortura, é obrigado a negar suas ideias publicamente. Somente em 1992, mais de três séculos após a sua morte, a Igreja reviu o processo da Inquisição e decidiu pela sua absolvição.

 O espetáculo, portanto, coloca em xeque o herói, seu significado social, a discutível necessidade de sua existência numa sociedade que compromete sua liberdade em seus inevitáveis jogos de poder. Com isso, chama toda a plateia para compartilhar de sua questão. “Galileu carrega em si todas as contradições. É herói e anti-herói. E lança uma pergunta: Até que ponto posso ser fiel ao que penso sem sucubir ao poder vigente?”, detalha Denise Fraga.

galileu-galilei1

“Galileu Galilei” tem direção de Cibele Forjaz  e fica em cartaz no Teatro RioMar, de quinta a domingo, de 28 a 31 de julho, com os ingressos  de R$ 25,00 a R$ 70,00.

Serviço: 
Espetáculo Galileu Galilei
De 28 a 31 de julho, no Teatro RioMar Fortaleza
Rua Lauro Nogueira, 1500 loja 3001 – L3 – Papicu • Fortaleza • CE
Horário: quinta, sexta e sábado às 21h | domingo às 20h
Informações: 32610665

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter