Quando o assunto é comida, os brasileiros gostam de exagero. Isto gera muito desperdício, praticamente metade de tudo que é produzido. Estados Unidos, Europa, países ricos em geral, não ficam muito atrás. Nem os mais pobres. Na média mundial, segundo estimativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), um terço dos alimentos se perde.
A boa notícia é que como as pessoas estão mais preocupadas em serem mais saudáveis, surgem novas formas de se relacionar com a comida e, com isso, os hábitos alimentares estão mudando. Para completar este cenário imagine uma plataforma que conecta pessoas e estabelecimentos que trocam e doam alimentos entre si, evitando o desperdício e a burocracia. Imaginou? Pois conheça a FARMSQUARE.
Sem custo algum aos usuários, a FARMSQUARE é uma rede social une qualquer pessoa que queira compartilhar, trocar ou doar seus alimentos cultivados e/ou em excesso, mudas e sementes a quem está procurando por eles, tornando a ligação direta, sem quaisquer intermediários.
Idealizada por Rodrigo Hilbert (isso mesmo, o ator, modelo e apresentador gatérrimo), que preza pela alimentação saudável e mantém uma horta em casa, a ferramenta foi viabilizada por um coletivo de parceiros.
Rodrigo conta que a ideia surgiu após ele perceber o quanto pode ser é burocrático doar excessos do que se produz em casa. Esbarrando em algumas dificuldades, o ator buscou encontrar uma maneira simples de solucionar o problema.
Então, junto com seus parceiros, ele chegou à elaboração de FARMSQUARE, um facilitador desenvolvido no Brasil e que pode alcançar outros países, aumentando a rede de colaboração entre os usuários.
Rodrigo Hilbert explica melhor sobre o projeto no vídeo que você confere abaixo:
[youtube width=”850″ height=”550″]https://www.youtube.com/watch?v=m14kvUN4L00[/youtube]
Em busca do incentivo à alimentação saudável, do fim do desperdício e agindo também como ferramenta de interação social, FARMSQUARE ajuda a manter a saúde no prato. Por meio da iniciativa, o acesso a legumes, verduras e frutas, fontes fundamentais de nutrientes, só tende a crescer. Agora é só colaborar também e também e não ter mais desperdício na geladeira ou na horta!
Fotos e vídeo: Reprodução.