Há seis anos a Câmara Municipal lançou o “Pacto por Fortaleza: a cidade que queremos até 2020”. O projeto tem como objetivo reunir o setor acadêmico e a sociedade para discutir os caminhos do futuro da cidade para os próximos quatro anos da capital cearense.
Com a proposta, os legisladores pretendem desenvolver políticas públicas embasadas em pesquisas realizadas pelo setor acadêmico. As perspectivas de melhorias são a longo prazo, mas é importante que todos os fortalezenses acompanhem todos os passos do projeto.
Para isso, a Câmara Municipal de Fortaleza disponibiliza em sua página uma link que permite o download do Pacto por Fortaleza revisado. Lá o cidadão fortalezense pode conferir os desafios e as proposições constantes pela iniciativa, aliados a uma análise objetiva das ações que foram executadas, das que encontram-se atualmente em execução e das que ainda estão por ser executadas, neste tempo que marca a metade do prazo para a concretização de mais benefícios e direitos para a cidade e sua população.
Dentre as propostas do Pacto por Fortaleza em ação está a revitalização do Centro da Cidade e a transferência da sede da Câmara Municipal para o bairro. O presidente da Casa, Salmito Filho, já confirmou que o Lord Hotel seria o local preferencial e que ele já teria conversado com o governador Camilo Santana sobre o assunto.
Além da revitalização do Centro de Fortaleza, o projeto já debateu temas como “mobilidade, transito e transporte público”, “Valorização das Vias e Passeios do Centro”, “Reforma do Mercado Central: Desafios e Conquistas” e “Requalificação de Edifícios Históricos, Praças e Espaços Culturais”, Comércio, Turismo, Geração de Emprego e Renda”.
Lembrando que o projeto está sendo realizado com a ajuda da Universidade Federal do Ceará. Pesquisadores de diversas áreas estão entrando em campo para fazer o diagnóstico geral da cidade.
Fotos: Reprodução.