Pequenos negócios dominam vendas na Internet

Acontece|Negócios|Sebrae

De um lado, números decretando a queda nas vendas do comércio nos shoppings brasileiros, do outro, um acréscimo no comércio online. De acordo com o presidente do Sebrae, Guilherme Afif Domingos, “vender pela Internet é uma tendência que não pode ser deixada de lado. O mundo virtual permite que os clientes conheçam e comprem os produtos de um pequeno negócio 24 horas por dia”.

Do total de empresas que vendem exclusivamente pela internet 90% são de pequeno porte, ou seja, faturam até R$3,6 milhões anuais. As informações constam em pesquisa elaborada pelo Sebrae em parceria com o E-commerce Brasil. De acordo com a terceira Pesquisa Nacional do Varejo Online, quando analisadas as empresas que possuem lojas virtuais e físicas, esse número cai para 71%.

A pesquisa também constatou que nos últimos três anos houve um aumento considerável no número de pessoas que resolveram vender produtos ou serviços pela Internet. Do total de e-commerce no País, 58% deles começaram suas atividades na rede de 2013 para cá. Das empresas que vendem on line, 53% delas não possuem uma loja física, uma em cada quatro possui apenas um funcionário e 40% entre dois e quatro funcionários.

 Sebrae 2

Os principais produtos vendidos estão relacionados à moda, casa e decoração, informática e beleza. A grande maioria das empresas que está no e-commerce atua no Comércio (73%), seguidas pelas de Serviços (18%) e Indústria (8%). Apenas 1% das empresas de e-commerce são do setor de Agronegócio.

O levantamento realizado pelo Sebrae mostrou que a boa perspectiva de ampliar as vendas e reduzir custos tem atraído empreendedores a atuarem nesse canal de vendas. Entre os donos de negócios que nunca tiveram e-commerce, 59% dos empreendedores pretendem abrir um.

Entre os estados que mais compram produtos pela Internet estão São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, que juntos também são os que mais abrigam sedes do e-commerce: 58% das empresas que atuam nas redes estão na região Sudeste.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter