Há cinco anos o município de Sobral promove a Semana Sobralense do Aleitamento Materno. Visando sensibilizar as mães acerca da importância da amamentação para a saúde do bebê, este ano a iniciativa terá o tema “Seja doadora de leite materno e faça a diferença na vida de muitas crianças”.
De acordo com a Prefeitura de Sobral, até sexta-feira (05) a V Semana Sobralense de Aleitamento Materno contará com muitas ações voltadas para a doação de leite materno e campanha de arrecadação de frascos para coleta de leite.
Na programação, os Centros de Saúde da Família dos bairros e distritos promoverão palestras e rodas de conversa sobre a importância do aleitamento, vantagens para a dentição da criança, necessidade do apoio da família e cuidados com a mama, mutirão de puericultura, mutirão para doação de frascos e de leite materno, oficina sobre autoestima e auto cuidado, oficina para busca ativa de doação de leite materno, peça teatral, Shantala e circuito psicomotor envolvendo mães e bebês.
A Semana Sobralense do Aleitamento Materno está entre as iniciativas que, junto com o Projeto Coala, Casa Acolhedora do Arco, Flor do Mandacaru e Estratégia Trevo de Quatro Folhas, contribuíram para o Município alcançar a menor taxa de mortalidade infantil do Norte e Nordeste, de 7,4 óbitos a cada mil nascidos vivos, de 7,4 óbitos a cada mil nascidos vivos.
A Semana Sobralense do Aleitamento Materno é coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, através da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, em parceria com a Coordenação da Atenção Primária, Santa Casa de Misericórdia de Sobral e Hospital Regional Norte.
Este ano foi eleita como madrinha sobralense do aleitamento materno a mãe Cristina Ferreira Arruda, do CSF Coelce.
Com o tema nacional “Amamentação: Faz bem para o seu filho, para você e para o planeta!”, a Semana de Aleitamento Materno 2016 tem início hoje, segunda-feira, 1, e segue até o domingo, 7 de agosto.
Fotos: Reprodução.